Questões sobre a pirâmide alimentar

Escrito por j.e. cornett | Traduzido por josé víctor dias lourenço
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Questões sobre a pirâmide alimentar
Pirâmide alimentar modificada, apenas com verduras e legumes (verdura piramide image by Giuseppe Porzani from Fotolia.com)

"Pirâmide alimentar" é uma frase que ouvimos em relação à dieta e saúde. Mas o que é a pirâmide alimentar? Como a pirâmide alimentar foi criada e por que ela é importante para a nossa saúde?

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O que é pirâmide alimentar?

A pirâmide alimentar, conhecida como MyPyramid desde 2005, é a diretriz de alimentação saudável sugerida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Seguir as sugestões da pirâmide alimentar rigorosamente levaria a uma melhor nutrição e saúde.

A pirâmide alimentar consiste em seções que representam grãos, legumes, frutas, óleos, laticínios e carnes/aves/peixes/feijão/ovos/castanhas -- ou proteínas. A pirâmide é um aprendizado mnemônico, que ajuda a apresentar esses grupos de alimentos em um visual que faz com que a informação seja lembrada mais facilmente.

Como a pirâmide alimentar foi criada?

A pirâmide alimentar é baseada nos parâmetros diários recomendados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Os alimentos incluídos na pirâmide e o número recomendado de porções de cada grupo de alimentos servem para garantir que os consumidores recebam os nutrientes essenciais para uma boa saúde.

A aparência da pirâmide alimentar reflete a quantidade de porções sugeridas de cada grupo de alimento -- portanto grãos, que são recomendados em um número maior de porções, aparecem na base, em que a pirâmide é maior, enquanto os sais e gorduras, que são recomendadas para ser usado com moderação, aparecem na topo.

Por que o uso da pirâmide alimentar é importante para minha saúde?

O corpo humano precisa de certas quantidades de nutrientes, como vitaminas e minerais, para funcionar. A pirâmide alimentar é projetada para tornar a obtenção desses nutrientes mais fácil, tornando-os mais fáceis de serem lembrados.

Todos nós já ouvimos a frase "dieta balanceada". A pirâmide alimentar apresenta esse equilíbrio. Alimentos ricos em vitaminas e minerais, tais como grãos integrais, frutas e vegetais, aparecem na extremidade grande da pirâmide, porque a maior parte de sua dieta deve contar com esses alimentos. Alimentos que são menos importantes para a função do corpo, como gorduras e açúcares, aparecem na extremidade pequena, porque sua dieta deve incluir menores quantidades desses alimentos. Em suma, ao utilizar a pirâmide alimentar, garante-se alimentar o corpo com o que ele precisa para o funcionamento saudável

Como usar a pirâmide alimentar?

A pirâmide alimentar mostra escolhas alimentares mais simples, apresentando-as em um formato fácil de seguir.

Ao planejar suas refeições para o dia, use a pirâmide alimentar para fazer seleções de alimentos. Por exemplo: uma vez que a pirâmide alimentar recomende seis porções de grãos por dia, pode-se optar por ter duas fatias de pão integral como parte do café da manhã, uma porção de pipoca para um lanche, uma porção de arroz integral com almoço e um jantar que inclui esparguete e uma salada com biscoitos integrais

Onde consigo mais informações sobre a pirâmide alimentar?

MyPyramid.gov é a melhor fonte para obter informações sobre a pirâmide alimentar (veja a seção Resources). Criada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, MyPyramid.gov permite explorar os componentes da pirâmide alimentar e criar uma pirâmide projetada para suas necessidades dietéticas.

Se precisar obter mais informações, consulte seu escritório de extensão agrícola local ou um nutricionista registrado, que pode ajudá-lo a usar a pirâmide alimentar para criar o plano alimentar certo para você.

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