Questões sobre o uso de claras cruas em glacê

Certifique-se de que é seguro que ele coma o glacê

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

O glacê pode ser delicioso, um ótimo acessório para um bolo suculento e delicioso. Porém, como tudo que você fizer na cozinha, você precisa se certificar de que será um alimento seguro. Se a sua receita de glacê pedir pelo uso de gemas de ovos, saiba que os ovos crus podem conter salmonela.

Questões sobre ovos crus

O principal problema em comer ovos crus é que eles contém a bactéria salmonella enteritidis, que é prejudicial para se consumida por humanos. Apesar de que nem todos os ovos estão infectados com salmonela, essa bactéria sempre foi encontrada em ovos crus, e mais de 80% das ocorrências estão relacionadas a esse alimento. A salmonela também pode ser encontrada em ovos que estão mal cozidos, seja um pouco, ou completamente, porque alguns elementos como ovos da bactéria ainda estão lá.

Efeitos colaterais da salmonela

A salmonelose é uma doença causada pela ingestão da bactéria salmonela, caracterizada por náuseas fortes, vômitos, câimbras e dor na região abdominal, dor de cabeça, febre e diarreia. Os sintomas geralmente aparecem entre 6 e 48 horas após a ingestão dos ovos crus.

Prevenindo a salmonelose

A única maneira de prevenir a salmonelose é matando a bactéria da salmonela encontrada em ovos crus. Há uma concepção errada de que lavar a casca do ovo antes de utilizá-lo irá remover qualquer doença que possa existir, mas isso é falso. A bactéria salmonela, se estiver presente, já está implantada antes mesmo do ovo ser posto, então a bactéria está dentro da casca. Lavar a casca pode ser uma boa ideia para se livrar de germes em geral, mas não ajuda a remover a salmonela. Aquecer e cozinhar bem o ovo é a única maneira de matar a bactéria que está lá dentro. Quando o ovo for mexido, cozido, ou assado em uma massa, ou de alguma outra forma aquecido em alta temperatura, a bactéria será morta e é seguro consumir o ovo.

Claras de ovos no glacê

Como o glacê não é cozido, mas simplesmente misturado e espalhado no bolo, utilizar ovos crus pode ser perigoso se aqueles ovos contiverem a bactéria da salmonela. A bactéria irá se espalhar pelo glacê que é então espalhado pelo bolo inteiro, infectando qualquer pessoa que comer um pedaço.

A melhor maneira de prevenir isso é com claras de ovos pasteurizadas que podem ser compradas em garrafas, ao invés de utilizar claras de ovos frescas que você mesmo fez. Ovos pasteurizados ou claras vendidas na seção de refrigerados do supermercado já foram aquecidos, então qualquer bactéria já foi morta. É seguro utilizar essa opção em misturas cruas como o glacê.

eHow Brasil
×