×
Loading ...

Quilha caseira para caiaque

Atualizado em 20 julho, 2017

A quilha é um suporte que se estende por dentro da água a partir do caiaque, geralmente na popa. É usada para equilibrar o barco em condições desfavoráveis e pode ajudar no rastreamento, além de aumentar a estabilidade do barco. As quilhas são construídas em diversos formatos e usando diversos materiais. A madeira é provavelmente o material mais fácil de trabalhar, e este artigo descreverá os benefícios e o processo de construção de uma quilha de madeira caseira para seu caiaque.

A quilha é um suporte que se estende por dentro da água a partir do caiaque, geralmente na popa (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Construindo a quilha

Corte um pedaço de 2 cm de cedro ou carvalho na forma de um semi-círculo com 10 ou 15 cm de profundidade e cerca de 30 cm ao longo da superfície. Um semi-círculo simples tem boa forma hidrodinâmica e pode ser facilmente ajustado com base em suas preferências pessoais. No entanto, você pode usar qualquer forma que lhe agrade. Lixe as bordas arredondadas. Deixe as bordas planas. Lubrifique a quilha com óleo dinamarquês, e não use poliuretano. Um acabamento de poliuretano vai rachar sob pressão, permitindo que a água penetre na madeira. O acabamento, então, retém a água causando mofo e a quilha eventualmente apodrece. Compre um canal de 30 cm de alumínio em uma loja de ferramentas. Aperte o lado masculino do suporte à quilha.

Loading...

Fixando a quilha

Use parafusos de alumínio, aço inoxidável ou latão para prender um canal feminino diretamente à quilha do caiaque em qualquer lugar de 30 a 90 cm da parte de trás do barco. Certifique-se de passar silicone nos furos para evitar vazamentos. Certifique-se de anexar o canal de alumínio em linha reta com o casco. Uma quilha torta fará com que o caiaque também fique torto. Deslize a quilha pelo canal que você fixou no casco do barco. A pressão do canal é normalmente suficiente para manter a quilha no lugar. Se parecer solta, faça um buraco na diagonal através da madeira e do canal de alumínio e na quilha. Isto irá fixar tudo no lugar.

Se depois de usar o caiaque você quiser alterar o tamanho ou experimentar diferentes formas de quilha, você pode facilmente removê-la e anexar outra, ou então refazê-la.

Usando a quilha

Reme o caiaque por um tempo antes de fazer quaisquer alterações. O caiaque vai ficar diferente com uma quilha. Se ele parecer arrastar demais, você sempre pode cortar a quilha ou diminuir seu tamanho. Lembre-se de que maior não é necessariamente melhor. Uma quilha muito grande fará com que você sinta o barco se arrastando na água.

Quilha versus leme

Um leme também pode oferecer direção e controle ao caiaque. A quilha não oferece o controle direcional de um leme, mas o benefício dela em relação ao leme é que você pode manter maior controle sobre o movimento do caiaque, o que é estritamente necessário para a realização de manobras e outros movimentos avançados.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...