on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual a química por trás dos aquecedores de mão?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma reação química ocorre quando as ligações moleculares entre os átomos são formadas ou quebradas.Os aquecedores de mão são pacotes baratos que campistas e aventureiros compram para obter uma forma barata e fácil de aquecer as mãos em ambientes frios, apresentando uma reação química simples e segura.

Os aquecedores de mão são uma forma barata e fácil para esquentar as extremidades do corpo em climas frios (Hand of the hand image by Roman Rvachov from Fotolia.com)

Tipos de reação

Existem dois tipos de reações químicas: endotérmicas e exotérmicas. As reações endotérmicas absorvem o calor do ambiente, enquanto as exotérmicas soltam calor para o ambiente. Portanto, o que ocorre em aquecedores de mão é uma reação exotérmica.

Loading...

Equívocos

Algumas pessoas acham que existe uma grande diferença entre o que ocorre com um aquecedor de mão e uma fogueira, mas eles não são tão diferentes. Ambos trabalham com o conceito de uma substância sólida formando uma ligação molecular com o oxigênio da atmosfera.

Ingredientes

A maior parte dos aquecedores de mão conta com ferro, sal, carbono, celulose e vermiculita, embalados em um saco de polipropileno.

Função

Quando o aquecedor de mão é ativado, o sal no pacote funciona como um catalisador entre o oxigênio da atmosfera e o ferro no aquecedor. Um catalisador é uma substância que facilita uma reação química sem participar dela. Essa combinação entre o ferro e o oxigênio cria o óxido de ferro, comumente conhecida como ferrugem. O carbono ajuda a espalhar o calor de maneira igual através do aquecedor, enquanto a vermiculita atua como um isolante, evitando que o calor escape rapidamente.

Considerações

Como a reação entre o ferro e o oxigênio não pode ser facilmente revertida, cada aquecedor de mão só pode ser utilizado uma vez. Por isso, se você estiver levando-o em uma viagem, lembre-se que cada um tem um período de duração de cerca de oito horas.

Alguns ambientalistas estão preocupados, já que, devido à natureza descartável desses produtos, eles acabam muitas vezes sendo jogados no chão como lixo. Embora sejam um incômodo visual, os aquecedores de mão não são tóxicos quando deixados no chão.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...