Quitosana vs orlistat

Escrito por sonia fernandez | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quitosana vs orlistat
Pílulas para emagrecer funcionam de formas diversas (Pixland/Pixland/Getty Images)

As pílulas para emagrecer podem funcionar de diversas formas. Algumas aumentam o metabolismo, outras diminuem o apetite. Algumas elevam o teor de fibras, enquanto outras promovem a eliminação de água pelo corpo. Um método relativamente novo para a perda de peso visa fazer com que as calorias existentes na comida não sejam absorvidas. Estes "bloqueadores de gordura" agem impedindo que a gordura dos alimentos seja absorvida pelo corpo. Teoricamente, você pode ingerir quanta gordura quiser sem ganhar peso com suplementos, como a quitosana e o orlistat.

Outras pessoas estão lendo

Como a gordura é absorvida pelo corpo?

Para entender como os bloqueadores de gordura funcionam, é melhor compreender em primeiro lugar como a gordura é absorvida pelo organismo. Quando nos alimentamos, a comida é quebrada e absorvida em vários estágios pelo nosso sistema digestivo.
Moléculas de gordura são quebradas com a ajuda de enzimas no intestino delgado, localizado logo após o estômago. À medida que as moléculas de gordura passam pelo intestino delgado, elas passam sobre milhares de minúsculas estruturas semelhantes a fios de cabelo chamadas microvilosidades e que estão presas às paredes intestinais. Estas vilosidades absorvem a gordura, que é então levada pelos vasos sanguíneos e redistribuída pelo corpo.
Pílulas como a quitosana e o orlistat funcionam prevenindo que estas moléculas de gordura sejam absorvidas, e assim fazem com que a comida não seja digerida.

Quitosana vs orlistat
Entenda primeiro como a comida é absorvida pelo organismo (Comstock/Comstock/Getty Images)

Como a quitosana funciona

A quitosana é derivada da quitina, uma substância encontrada nas conchas de crustáceos. A quitina é importante devido as suas qualidades de absorção para outros usos, como na purificação da água. No que se refere à perda de peso, os fabricantes de produtos contendo a quitosana dizem que as mesmas qualidades de absorção se aplicam às moléculas de gordura. Desta forma, dizem que a quitosana absorve a gordura evitando que ela seja reduzida ao tamanho necessário para ser absorvido pelo intestino delgado.

Quitosana vs orlistat
A quitosana é derivada da quitina (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Como o orlistat funciona

O orlistat, por outro lado, não se liga ou absorve a gordura. Ele é derivado da lipstatina, um composto químico que evita o funcionamento da lipase, uma enzima que quebra a gordura para que seja absorvida. Portanto, sua função é evitar a quebra da gordura, o que a impede de ser absorvida e a faz passar pelo sistema sem ser digerida.

Quitosana vs orlistat
O orlistat impede a quebra da gordura (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Disponibilidade e eficácia

Enquanto a quitosana é facilmente encontrada na forma de suplemento sobre os balcões, ou como um ingrediente em outros suplementos, o orlistat é também encontrado com o nome de Alli, ou na forma da droga prescrita Xenical. Os resultados reais da quitosana variam, sendo que seus defensores alegam que sua ação de absorção é efetiva para que seus usuários percam ou mantenham seu peso. Outros estudos porém, dizem que o efeito dela é mínimo ou que não há efeito algum. O orlistat, por outro lado, possui uma taxa de eficácia documentada, embora varie de paciente para paciente.

Quitosana vs orlistat
A eficácia do orlistat é documentada em estudos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Efeitos colaterais

A quitosana parece ter pouco ou nenhum efeito colateral, embora pessoas alérgicas a frutos do mar possam apresentar o mesmo tipo de reação quando a ingerem: urticárias, coceiras e dor de cabeça. Os efeitos colaterais do orlistat incluem fezes moles e oleosas, intestino solto e flatulência. Usuários podem apresentar também incontinência fecal.

Quitosana vs orlistat
Podem haver efeitos colaterais (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível