Mais
×

Por que o pelo do fim do rabo do meu gato fica em pé?

Atualizado em 21 novembro, 2016

As pessoas que não sabem muito sobre gatos acreditam que eles são incapazes de se expressar como os cães. No entanto, os gatos têm a capacidade de se comunicar usando diferentes sinais e gestos. Entender o que o seu animal está tentando dizer permitirá que você saiba quando brincar com ele e quando deixá-lo sozinho. Os gatos podem parecer distantes e difíceis de decifrar, mas prestar atenção em seu rabo pode dizer muito sobre seus humores, sentimentos e necessidades.

Um gato com o rabo para cima e com os pelos arrepiados está com medo (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Pelo do rabo em pé na ponta

Geralmente, um gato reage com a cauda arrepiada e para cima quando ele se depara com algo novo e estranho. Este poderia ser um novo animal de estimação, um estranho ou um objeto novo na casa. Isso é basicamente um aviso. Ele arrepiará os pelos do rabo sempre que ver algo que parece ameaçar ou intimidar. Junto com isso, o gato ficará de lado, e também terá as pupilas dilatadas e os olhos arregalados. Quando o pelo da cauda fica arrepiado, o gato parece ser maior do que seu tamanho real e ele espera que isso espante o objeto ameaçador, animal ou pessoa.

Saliva e apito

Se os pelos da cauda não intimidarem a ameaça, o gato pode começar a assobiar e salivar. Neste ponto, ele empurrará as suas orelhas para trás, arqueará suas costas e o rabo ficará mais felpudo. Esta é uma postura ofensiva e é melhor deixar o gato sozinho até que ele se acalme.

Rabo ereto

Um gato com uma cauda ereta é um gato feliz e confiante. As orelhas também ficarão na posição vertical. Este é o momento certo para agradar o seu animal de estimação. Neste ponto, você pode ser recompensado com uma lambida ou um esfregado de cabeça em resposta ao carinho.

Rabo balançando

Um gato balançando o rabo para trás e para frente está irritado. Além do movimento da cauda, as orelhas ficarão abaixadas e os bigodes empurrados para trás com força contra a face. Este não é o momento certo para agradar ou brincar com ele. O melhor é deixar o animal sozinho até que ele se acalme.

Rabo em forma de gancho

O rabo com forma de um ponto de interrogação é sinal de um gato curioso e cauteloso. Quando algo estranho acontece ao redor e ele não sabe o que, ele responderá curvando a ponta da cauda como um gancho.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article