×
Loading ...

Que raça de gato pode viver mais tempo?

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando se escolhe uma raça de gato, uma das perguntas mais consistentes feitas é "quanto tempo meu gato vai viver?". Embora se poderia pensar que esta é uma questão bastante simples, a melhor resposta é, na verdade, que depende. Os tipos de raças têm um grande papel na vida de um gato, mas outros fatores têm peso igual ou, até mesmo, maior. Se o gato é mantido fora ou dentro de casa, a alimentação dele, se fez castração ou não e o ambiente no qual ele vive, são informações que determinam a expectativa de vida. No entanto, existem algumas raças, como o persa, oriental, o egípcio Mau, o azul russo e o siamês que tem a reputação de viver mais tempo.

Gatos que vivem mais tendem a ser mais interativos, energéticos e brincalhões (cats toys image by Galyna Andrushko from Fotolia.com)

Gatos persas

De acordo com o site TerrificPets.com, os gatos persas vivem em média 15 anos ou mais. Eles são saudáveis e não são propícios a doenças. É o gato ideal para manter no colo, pois é extremamente suave e fica perfeitamente contente em gastar os dias sentado e vendo as coisas acontecerem ao redor. Porém, como esta raça é de pelo longo, boa parte dos cuidados com a saúde deles é ajeitando e escovando o pelo do gato em uma base consistente.

Loading...
Os gatos persas são perfeitos para manter no colo (persian cat image by FotoWorx from Fotolia.com)

Gatos orientais

Os gatos orientais são uma raça de pelo curto e que vivem muitos anos. Eles vivem de 15 ou mais anos. De acordo com o site PetPlanet.com, esta raça é cheia de energia, ativo e perfeito para famílias. É uma raça saudável e forte, brincalhona e muito interativa, mais do que a maioria dos gatos.

Os gatos orientais são uma raça de pelo curto e que vivem muitos anos (oriental shorthair cat image by JJAVA from Fotolia.com)

Gatos siameses

Os gatos siameses também são uma raça que vive de 15 anos ou mais, de acordo com o site PetPlanet.com, não é desconhecido que esta raça consegue viver muito bem mesmo depois de 20 anos. São saudáveis, não estão propensos a doenças e se adaptam muito bem na vida doméstica. Os siameses são naturalmente magros, ativos e com caldas bonitas e longas.

Gatos siameses são uma raça naturalmente magra, ativa e com belas caudas longas (Siamese image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

Mau egípcio

Embora a média de vida do Mau egípcio é um pouco menos de 15 anos, os Maus não são propensos a doenças e são naturalmente saudáveis. De acordo com o site Pet-adoption-guide.com, esta é uma raça cobiçada. São fisicamente bonitos e são distinguidos por serem a única raça doméstica com manchas. São magros, atléticos e moderadamente brincalhão. Outra informação, é de que são muito leais, elegantes e bem adaptados a vida doméstica.

O Mau é muito leal, atlético e a única raça doméstica a ter manchas (egyptian sacred bast cat image by Christopher Dodge from Fotolia.com)

Azul russo

Assim como o Mau egípcio, o Azul russo tem uma vida abaixo dos 15 anos. De acordo com o site PetPlanet.com esta raça é experimental. Eles tendem a ser tímidos, reservados e lento para ser caloroso com as pessoas. Os gatos dessa raça são sensíveis a barulhos altos e não são adequados para famílias com crianças. Porém, quando se sente confiante em relação aos seus donos, o gato se torna super brincalhão, interativo e anseia por atenção. É uma raça naturalmente elegante com pernas longas, pés pequenos e um corpo médio e fino. Não é propenso a doenças, mas é necessário verificar anualmente a sua saúde depois dos oito anos.

Os gatos azul russo são tímidos, sensíveis e reservados (Black Cat image by Chris Kincaid from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...