O que é radiculite lombar?

Escrito por michelle kerns | Traduzido por thomas anderson
O que é radiculite lombar?

A radiculite lombar é uma doença dolorosa que se origina na coluna lombar

pain ii image by Mykola Velychko from Fotolia.com

A radiculite lombar é um problema espinhal doloroso que se origina na região lombar da coluna vertebral, mas que pode gerar uma variedade de sintomas que afetam o indivíduo em qualquer lugar desde a coluna lombar até os pés. Os sintomas associados à radiculite lombar variam de acordo com qual nervo ou nervos estão afetados. Existem várias opções para tratamento dessa doença, incluindo remédios para manejo da dor, terapia e cirurgia.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Radiculite lombar é um termo amplo para uma doença dolorosa que ocorre na raiz de quaisquer nervos ao longo da porção mais inferior da coluna vertebral (também conhecida como lombar). A dor pode ser resultado de afecções do nervo como pinçamento, inflamação, irritação, ou não estar funcionando corretamente devido a um déficit de suprimento sanguíneo. Enquanto os sintomas experimentados por cada indivíduo podem variar vastamente dependendo de quais nervos foram afetados, a dor persistente é um denominador comum em todos os casos de radiculite lombar.

Tipos

Os diferentes tipos de radiculite lombar são determinados por quais nervos são afetados. Um dos mais comuns é o isquiático (ou ciático) no qual dor, perda parcial de controle, dormência e fraqueza em uma perna ou, às vezes, nas duas e nos pés são decorrentes de problemas derivados tanto do nervo ciático quanto de uma das raízes nervosas que o compõem. Compressão de outros nervos específicos na região lombar resulta em vários sintomas específicos.

Sintomas

Embora a dor que cada indivíduo sente seja específica aos nervos espinhais que são atingidos, há certos sintomas comuns da radiculite lombar. Estes incluem dor na coluna inferior, geralmente se estendendo abaixo das nádegas de um determinado lado e ao longo da perna daquele mesmo lado; dor fina na região do quadril; e dor ao longo de toda porção posterior da perna, que pode ser descrita como pontadas ou queimação. Apesar de a dor poder aumentar ou diminuir em determinados períodos e com certas atividades ou posições, a maioria daqueles que a enfrentam concordam que ela nunca diminui completamente.

Diagnóstico

Antes que um médico possa assertivamente diagnosticar radiculite lombar, um exame físico minucioso deve ser realizado para excluir quaisquer outros problemas clínicos. Após isso ter sido feito e as outras hipóteses terem sido descartadas, o próximo passo seria a realização de uma série de estudos de imagens, incluindo uma tomografia computadorizada e uma ressonância nuclear magnética. Além disso, testes que podem pesquisar a integridade da condução nervosa do tecido em questão, tais como eletromiografia ou teste de potencial evocado poderiam ser usados para determinar se um nervo em específico foi lesado. Uma mielografia, na qual contraste é injetado dentro da medula espinhal a fim de se tirar raios X da área em questão, também pode ser solicitada a fim de obter melhor avaliação de quaisquer possíveis nervos afetados.

Tratamento

A radiculite lombar pode ser tratada de várias formas. Quase todos as opções terapêuticas são enquadradas em uma das três categorias: manejo da dor, terapia ou cirurgia. Analgésicos, relaxantes musculares, anti-inflamatórios e anestésicos são todos usados rotineiramente para auxiliar indivíduos a lidar com a dor dessa doença. Depois que a dor foi controlada, o indivíduo pode então mudar para uma de várias opções terapêuticas, como fisioterapia, massagem ou ajuda quiroprática. Se a terapia não aliviar o desconforto e, principalmente, se a dor for originada de uma hérnia de disco, a cirurgia pode ser uma opção altamente bem sucedida.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media