O que é radiologia pediátrica?

Escrito por katie duzan | Traduzido por even star
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A radiologia pediátrica é o uso de imagiologia médica para diagnosticar ou tratar problemas de saúde em uma criança. Os radiologistas pediátricos usam essas imagens médicas para olhar as estruturas internas e ver quaisquer anomalias.

Outras pessoas estão lendo

Significância

A radiologia permite que os médicos vejam o interior do corpo de uma pessoa sem precisar explorá-lo cirurgicamente. Isso permite que os profissionais da medicina eliminem ou determinem os problemas internos sem correr riscos ou complicações associados com abrir o corpo de alguém. Os radiologistas pediátricos são capazes de olhar uma imagem e efetivamente ver os órgãos internos, músculos e óssos de uma criança.

Tipos

Existem dois subtipos básicos de radiologia pediátrica: radiodiagnóstico e radiologia terapêutica. O radiodiagnóstico é o mais comum, contendo 6 tipos diferentes de especialidades radiológicas. Esses tipos incluem radiografia de projeção, fluoroscopia, MRI (ressonância magnética), CT (tomografia computadorizada), ultra-sonografia e medicina nuclear. A radiologia terapêutica diz respeito à radiação oncológica. Esse tipo de radiologia usa a radiologia para o tratamento de câncer.

Função

Todos os tipos de radiação possuem uma função diferente. A radiografia de projeção, também conhecida como raio-X, usa a radiação eletromagnética para tirar uma foto do osso e tecidos moles. A ressonância magnética usa campos magnéticos fortes para capturar imagens dos tecidos moles do corpo de uma pessoa. A tomografia computadorizada são máquinas que produzem imagens em 3D, permitindo que os radiologistas vejam os órgãos internos e ossos com detalhes. A medicina nuclear combina uma tomografia computadorizada com traçadores radioativos, permitindo a análise de funções fisiológicas, bem como um detalhamento em 3D. As ultrassonografias usam ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens de estruturas de tecidos moles em tempo real. A fluoroscopia envolve a administração de um agente de contraste radiológico, como o iodo, para ver o funcionamento em tempo real dos vasos sanguíneos no trato urinário ou do trato gastrointestinal (GI).

Considerações

Crianças com marca-passos ou outros implantes de metal podem não ser capazes de fazer uma ressonância magnética devido aos campos magnéticos. Assegure-se de informar ao médico caso a criança tenha algum implante de metal. Os efeitos de todos os tipos de radiação que não seja a ultrassonografia não são aconselháveis durante a gravidez. Se a gravidez for uma possibilidade, informe o médico que está lhe assistindo para que haja uma avaliação adequada dos riscos e benefícios do exame.

Benefícios

A radiologia pediátrica auxilia os médicos com o diagnóstico e o prognóstico de problemas médicos internos, permitindo-os visualizar o problema. Ela previne cirurgias desnecessárias, permitindo que os médicos descartem questões específicas. Ela fornece informações sobre o funcionamento interno do corpo, sem nenhum procedimento invasivo.

Características

Cada um dos tipos de imagem radiológica possui características chave que fazem com que eles sejam a escolha ideal para situações específicas. O raio-X é rápido, barato e fácil de usar para diagnosticar ossos quebrados ou problemas grandes com tecidos moles. A ressonância magnética fornece a melhor imagem dos tecidos moles dentre todos os tipos de imagens radiológicas. A tomografia computadorizada e a medicina nuclear são as técnicas de imagem referidas para problemas vasculares, assim como apendicite e outros problemas no trato urinário. A ultrassonografia é usada principalmente para avaliação da gravidez e monitoramento do feto, assim como em pacientes de traumas, para avaliar hemorragias. Devido a sua portabilidade, a ultrassonografia é a melhor escolha quando não se pode mover o paciente. A fluoroscopia é usada predominantemente em problemas do trato gastrointestinal, superior e inferior.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível