Quais são as causas de derretimento de conexões elétricas?

Fiações incorretas podem causar derretimentos das conexões

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

O Código Elétrico Nacional (em inglês, NEC), em parceria com a National Fire Protection Association (NFPA), monitora a segurança das instalações elétricas nos Estados Unidos. A eletricidade é essencial para a vida cotidiana, mas falhas de fiação podem causar derretimento dos fios, resultando em incêndios.

Curto-circuitos

Os curtos-circuitos ocorrem quando um fio com tensão entra em contato direto com um fio neutro. Se isso acontecer, um fusível geral desarmará, cortando a eletricidade antes que uma conexão elétrica derreta. No entanto, se o fusível não desarmar e eletricidade continuar a fluir, os fios esquentarão. O calor irá derreter o revestimento plástico externo, o que pode pegar fogo.

Sobrecargas de energia

Quando você liga um aparelho elétrico, a corrente percorre através dos fios e conexões. Quanto mais energia o aparelho exige, mais corrente flui. Se o fluxo de corrente exceder as especificações do fio, o fio internamente começa a se aquecer. O uso contínuo do aparelho agrava a situação e pode, eventualmente, causar o derretimento do revestimento plástico exterior e conexões.

Fio enrolado

A eletricidade flui através de um fio e cria um campo eletromagnético. Em geral, você não pode ver, ouvir ou sentir. No entanto, você já pode ter notado um zumbido que vem dos grandes cabos elétricos suspensos. O campo elétrico é que faz este som. Um fio enrolado, como em um cabo de extensão, aumenta o campo eletromagnético e o resultado é a produção de calor. O fio então fica mais quente, fazendo com que o revestimento exterior de plástico se amoleça (e, portanto, enfraqueça), reforçando o campo elétrico e, eventualmente, fazendo com que o revestimento se derreta.

Combinações de derretimentos

O NFPA esclarece que os incêndios elétricos ocorrem frequentemente devido a um pequeno incidente que leva a outro, o que resulta numa combinação de fatos que causam o derretimento de conexões elétricas. O sobreaquecimento dos fios causados por um ou mais dos exemplos anteriores pode iniciar esse processo. Uma vez que o fio fica quente, o calor pode viajar ao longo do fio até chegar a uma conexão elétrica, como um plug em uma tomada de parede. Uma vez que as conexões na tomada ficam muito quentes, eles derretem e expõe os fios desencapados. Estes, finalmente, provocam um curto-circuito, que produz mais calor e derrete a ligação da tomada.

eHow Brasil
×