×
Loading ...

Raiz de valeriana é seguro para cães?

A raiz de valeriana tem sido usada por séculos para acalmar pessoas que sofrem de ansiedade, nervosismo e sono. Se o seu companheiro canino também apresenta estes sintomas, você deve considerar dá-la para ele. A raiz é segura para cães.

A raiz de valeriana pode acalmar cães ansiosos (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)

Definição

A valeriana é uma planta perene. Sua raiz tem sido usada desde o século 2 antes de cristo e pode ser aplicada como suco, congelada ou moída em pó.

Loading...

Processo

A raiz de valeriana é usada como alternativa a medicamentos anti ansiedade e para o sono. Cientistas acreditam que ela funciona ao aumentar os níveis de ácido gama aminobutírico (GABA), que possui efeito calmante contar a ansiedade e ajuda a regular células nervosas. A raiz imita diversos medicamentos benzodiazepínicos como o diazepam, que causam efeitos similares porém mais fortes.

Uso

Se o seu cão fica assustado ou ansioso em algumas situações como tempestades ou quando você fica muito tempo fora de casa, a raiz pode ajudar a acalmá-lo. Ao dar a dosagem em forma líquida coloque 1/4 da dose humana para cães pequenos, 1/2 para cães médios e a dose cheia para cães grandes. Borrife-a na garganta do animal com uma seringa ou conta-gotas. Se preferir a versão em pó utilize 4 mg misturadas no alimento para cada 450 gramas de peso do animal. Para melhores resultados utilize-a entre 30 e 45 minutos antes de um evento que irá assustá-lo.

Atenção

Não dê a raiz para cães grávidos. Sempre consulte seu veterinário antes de dar qualquer medicação ao seu cão.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...