Como fazer um ramo de munguba brotar

A munguba tem vários nomes, como mamorama, castanhola e castanha-do-maranhão. Seu nome científico é Pachira aquatica. Considerada boa para trazer sorte ou fortuna, as folhas de cinco ramos da árvore representam os cinco elementos do feng shui: água, terra, fogo, madeira e metal. Em ambientes interiores, a planta cresce até 90 cm de altura. Plantio e cuidados adequados incentivam a planta a se ramificar.

Step 1

Plante a munguba em um vaso grande para permitir o crescimento, usando uma mistura de metade do vaso de terra e a outra metade de areia de jardim. Uma mistura de solo pode ser utilizada para mantê-la sempre viva. Para o crescimento máximo do ramo, coloque a planta em um vaso para que ela receba várias horas de luz solar parcial por dia. A planta prospera em temperaturas moderadas. Se cultivada na área externa, ela deve ser levada para dentro de casa quando a temperatura cai abaixo de 7,5 graus Celsius.

Step 2

Regue a munguba completamente, mas permita que o solo seque entre as regas. Os ramos da planta ficam melhor se ela não estiver regada demais. No entanto, ela gosta de condições úmidas. Esguiche água nela ou coloque-a em uma bandeja de seixos molhados para aumentar a umidade

Step 3

Pode a munguba regularmente para promover o crescimento de ramos saudáveis. Retire os ramos que estão com as folhas caindo ou que sejam muito finos, utilizando uma pequena ferramenta de poda para que a energia da planta vá ramificando-se para o novo e saudável crescimento.

Step 4

Remova pragas da planta munguba regularmente. Verifique se tem cochonilhas, pulgões e ácaros vermelhos, que podem atacar a planta e matar folhas e galhos. Deixadas descontroladas, essas pragas podem matar a planta. Para evitar invasões de pragas, borrife a planta regularmente com uma mistura de metade água e metade de álcool.

eHow Brasil
×