Como fazer uma rampa para tartarugas

Escrito por contributing writer | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma rampa para tartarugas
Faça uma rampa para sua tartaruga tomar banho de sol (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

As vezes, as tartarugas precisam sair da água e ficar expostas ao sol (ou em uma lâmpada) para regular a temperatura de seus corpos. Você pode fazer uma rampa para sua tartaruga pegar sol em seu aquário, lago ou piscina usando materiais naturais como madeira e pedra. É possível também fazer uma rampa de outros materiais, como plástico. A chave é oferecer uma elevação suave para que a tartaruga consiga subir. A plataforma seca deve ficar em uma área com luz solar ou com uma lâmpada de aquecimento para tartarugas.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Faça sua rampa e plataforma grandes o suficiente para sua tartaruga. Se você tem várias tartarugas e o tanque ou piscina é grande o suficiente, faça a plataforma de um tamanho adequado para suporta-las ao mesmo tempo. Não faça a rampa ou a plataforma tão alta que a tartaruga possa se machucar se cair dela. Tenha certeza de que as tartarugas não poderão ficar presas embaixo da rampa. Use materiais grosseiros e firmes para a rampa, para que a tartaruga possa usar as unhas na hora de subir.

A área da rampa e da plataforma podem ser usadas especificamente para tartarugas saindo dos ovos com o uso de iluminação artificial e plataformas.

Rampa de pedra

Para piscinas e lagos externos, você pode fazer uma rampa atrativa usando lajotas planas de pedras como xisto, calcário ou arenito. A maneira mais segura de construir com essas pedras é fazer uma plataforma só solida -- não use uma pedra grande virada como rampa, a não ser que você tenha certeza que ela não vai cair e prender uma tartaruga.

Comece com uma peça de base, com em torno de 60 cm de comprimento e da largura que você desejar. Coloque uma segunda peça com em torno de 50 cm de comprimento e da mesma largura da peça anterior (ou mais estreita, para um efeito pirâmide). Alinhe essa peça com uma das laterais da base. Continue empilhando peças menores para oferecer degraus, até que a última lajota esteja fora da água. Lembre de colocar essa plataforma em um local ensolarado. Você também pode usar essa técnica em aquários e terrários grandes, tomando cuidado para não quebrar o vidro.

Rampa de madeira

Um pedaço grande de tronco, toco ou qualquer outro galho natural pode ser serrado para que fique plano no fundo do aquário, oferecendo uma subida gradual para fora da água. Meça a profundidade da água em seu aquário. Use um pedaço de madeira que ofereça altura o suficiente para a tartaruga sair completamente da água. Use um serrote ou uma serra de mesa para nivelar a parte de baixo, para que ela fique estável no fundo do aquário.

Outra maneira de nivelar uma peça de madeira irregular é usando buchas. Visualize como você quer que a rampa fique no aquário. Marque três pontos separados na parte de baixo do pedaço de madeira -- esses serão os pontos onde as buchas ficarão, servindo de suporte para a rampa. Faça buracos nesses pontos, do tamanho das buchas que você irá usar. Buchas maiores (1,5 cm ou maiores) duram mais. Faça o buraco com 2,5 cm de profundidade, para dar um bom suporte. Coloque as buchas nos buracos e corte as pontas para nivelas a madeira.

Para lagos maiores e viveiros, é possível fazer uma rampa flutuante. Faça ela grande o suficiente para que a rampa não vire quando as tartarugas subirem nela. Rampas flutuantes ou não conectadas com a margem oferecem melhor proteção contra predadores em potencial, e a tartaruga se sentirá mais confortável para usar a rampa. Você pode ancorar a rampa flutuante no meio de um lago usando monofilamento e um tijolo ou outro peso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível