×
Loading ...

Como fazer rapadura a partir do caldo de cana

Atualizado em 13 setembro, 2018

O açúcar refinado tem sido muito criticado nas últimas décadas devido aos problemas de saúde associados à sua utilização. Isso tem levado a um ressurgimento do interesse por adoçantes menos processados. O açúcar mascavo tradicional tornou-se mais popular, assim como o caldo de cana evaporado, um adoçante menos processado. Esse caldo evaporado, que nada mais é do que a conhecida rapadura, pode ser feito em casa, com cana fresca e um moinho doméstico. No entanto, para aqueles que desejam fazer a experiência sem a necessidade de investimentos, é mais fácil comprar o caldo de cana em garrafas.

Instruções

O caldo de cana é feito através da moagem da cana-de-açúcar (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Despeje as garrafas de caldo de cana na panela de fundo grosso. Aqueça o conteúdo em fogo moderado até que o caldo ferva, e então reduza o calor.

    Loading...
  2. Ferva o caldo por aproximadamente uma hora, ajustando o calor conforme a evaporação do mesmo, para mantê-lo sempre próximo ao ponto de ebulição. Mexa periodicamente para evitar que ele grude no fundo da panela.

  3. Mexa o caldo constantemente a partir do momento em que ele adquirir a consistência de um xarope viscoso. O objetivo é atingir uma mistura pastosa, similar a um doce de leite. Mexa diligentemente para evitar que ele queime, e reduza o fogo para a potência mínima.

  4. Despeje o caldo concentrado em uma assadeira de silicone ou em pequenos moldes, e deixe endurecer.

  5. Para utilizar, quebre ou corte uma porção do açúcar caseiro e dissolva-o na sua bebida, ou transforme-o em pó e utilize da mesma forma que qualquer outro açúcar. Os pequenos moldes podem ser utilizados inteiros como doces, ou simplesmente utilizados como uma forma de açúcar decorativa.

Loading...

Dicas

  • Produzir a sua própria rapadura não só possui um bom custo-benefício, como também garante a ausência de produtos químicos e conservantes. Para veganos, a secagem em casa também elimina qualquer dúvida com relação à sustentabilidade do produto.
  • Moinhos domésticos de cana-de-açúcar podem ser comprados de vendedores online para aqueles que desejem tornar a produção do seu próprio açúcar uma prática regular.

O que você precisa

  • 2 litros de caldo de cana-de-açúcar
  • Panela de fundo grosso
  • Colher de madeira ou espátula de silicone
  • Assadeira de silicone ou moldes

Referências

Loading ...
Loading ...