Mais
×

Como raspar madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A madeira pode ser cortada e moldada com muitos tipos diferentes de ferramentas manuais e elétricas. Para raspar ou remover lascas finas de madeira para moldar, plainas manuais, formões e facas funcionam melhor. A ferramenta utilizada para raspar madeira dependerá do efeito desejado. As bordas das portas e outros trabalhos de acabamentos são melhor raspados com plainas. Encaixes e outros trabalhos mais adequados são melhor feitos com um formão. Entalhes, passadores de montagem, cavilhas e puxadores, são melhor feitos com uma faca.

Instruções

Plainas, formões e facas são boas ferramentas para raspar madeira (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

    Plainas manuais

  1. Coloque a plaina sobre a madeira a ser raspada. Torça a porca de fixação da lâmina, localizada no centro da parte superior em sentido anti-horário para soltar a lâmina para ajuste de profundidade. Coloque a lâmina para a frente para um corte mais profundo, ou para trás para um corte mais raso. Aperte a porca quando a lâmina estiver ajustada.

  2. Segure a plaina com as duas mãos; a mão dominante na alça da parte traseira e sua outra mão na parte da frente.

  3. Passe a lâmina ao longo da superfície da madeira a ser raspada, concentrando a pressão em um movimento para a frente, com uma pressão constante para baixo. Mantenha o nível da plaina para evitar que a lâmina cave a madeira. Repita o movimento o quanto for necessário para raspar tanta madeira quanto for preciso da superfície.

    Formões de madeira

  1. Segure a alça do formão firmemente em sua mão não dominante, com a lâmina que se estende pelo lado da mão mais próxima do seu dedo mindinho, perpendicular ao seu braço com a cunha da lâmina apontando para baixo. Posicione a face notável do formão entre o polegar e o indicador, com ele saliente.

  2. Posicione a lâmina do formão na superfície da madeira em um pequeno ângulo onde pretende raspar. Segure um martelo firmemente em sua mão dominante.

  3. Balance o martelo ligeiramente, atingindo o final do punho do formão. Pressione para baixo sobre o formão com a sua mão não dominante levemente, mantendo a ponta do formão no mesmo ângulo e permitindo que corte a madeira. Desloque o formão como for necessário para remover a madeira que precisa raspar e continue batendo no formão para raspar uma pequena lasca de madeira a cada batida.

    Facas

  1. Segure a madeira firmemente em sua mão não dominante, com o fim a ser raspado apontando para longe de você. Insira longos pedaços de madeira sob o cotovelo do braço não dominante para apoiá-los contra o corpo.

  2. Segure a faca com a ponta da lâmina apontando para longe de você, segurando a alça firmemente em sua mão dominante, com o polegar pressionando a parte superior da alça no lado oposto da lâmina da faca. Coloque a lâmina na madeira inclinada em um ângulo pequeno.

  3. Pressione levemente a madeira, mantendo a lâmina ligeiramente inclinada, arrastando-a ao longo da madeira até o fim, levantando uma pequena lasca de madeira. Continue raspando, posicionando a faca da mesma maneira a cada vez. Vire a madeira para raspá-la quando necessário.

Aviso

  • A segurança deve sempre vir em primeiro lugar quando se trabalha com ferramentas de lâmina. Para evitar ferimentos, use óculos de proteção e nunca corte em direção a si mesmo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article