Mais
×

O que é o rastreamento de monitor na BIOS?

Atualizado em 20 julho, 2017

As pesquisas confidenciais de empresas como Fortune 500 pelo Instituto de Segurança Computacional relatam bilhões de reais em perdas com hardware e software anualmente. Surpreendentemente, até 80% dessas perdas das empresas acontecem por causa de colaboradores internos.O rastreamento de monitor realizado pelas empresas provou ser um grande entrave para o roubo de propriedade intelectual. A HP, dentre outras, adicionou um recurso de rastreamento de monitor para o firmware de sua BIOS para lidar com este problema crescente.

Monitores seguros nuncam deixam o escritório (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Problemas de segurança

A fim de proteger sua propriedade intelectual e real de roubo, as empresas corporativas têm implantado uma série de dispositivos de segurança desde a década de 1990. Os Keyloggers e monitores de tela têm sido usados ​​pela segurança corporativa para manter um olho sobre o uso do tempo na empresa dos funcionários que estiverem conectados à Internet. Como a sofisticação dos usuários aumentou, os níveis de encobrimento de tais medidas também. Quando colocado no arquivo de programa do sistema operacional, descobriu-se que uma verificação de vírus simples pode muitas vezes ser usada para remover ou desativar proteções de rastreamento do monitor. Uma maneira mais difícil de se chegar à localização foi necessária.

O Firmware da BIOS

Por ser impossível acessar o sistema de entrada / saída básico sem saber as teclas corretas, a BIOS seria o local ideal para o software de rastreamento do monitor. Incorporar a capacidade de rastreamento no firmware da BIOS tornou-se a nova técnica para o software de rastreamento de monitor. Geralmente instalado na seção Opções avançadas das configurações de segurança da BIOS, o rastreamento de monitor permite que um software externo veja e grave a tela do usuário remotamente a qualquer momento. Para ser usada, essa opção deve ser habilitada e dirigida para um endereço IP específico. O software também precisa estar instalado no local onde receberá os dados.

Software de rastreamento

Quando instalado em um computador remoto, o software de rastreamento de qualquer uma das várias empresas pode ser usado para visualizar e gravar qualquer monitor de computador com monitoramento ativado na firmware da BIOS. O software tem a capacidade de monitorar um número potencialmente ilimitado de máquinas, embora as investigações estejam geralmente limitadas a uma dúzia ou menos de máquinas e são ativadas em padrões de busca aleatória, a menos que uma ameaça específica seja descoberta.

Proteção eficaz

Embora a iniciativa privada não divulgue os números do rastreamento de monitor devido a preocupações de segurança interna, o simples conhecimento de que tais sistemas estão ativados faria qualquer ladrão em potencial pensar duas vezes. O firmware da BIOS com rastreamento de monitor habilitado acrescenta outro meio de segurança para proteger a propriedade intelectual da empresa contra uso não autorizado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article