Por que meu rato está perdendo pelo ao redor do olho e nariz?

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por sophia coe
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu rato está perdendo pelo ao redor do olho e nariz?
Os ratos selvagens podem espalhar parasitas de pele para ratos de estimação, causando perda de pelo (Mouse image by pioregur from Fotolia.com)

Um rato é um animal de estimação pequeno comum e fácil de cuidar que raramente exige visitas ao veterinário. Infelizmente, poucas pessoas sabem muito sobre a saúde de seus ratos. Quando problemas como perda de pelo, coceira excessiva ou feridas aparecem, muitos donos de animais não sabem o que fazer. Perda de pelo ao redor dos olhos, nariz e rosto pode ser causada por muitos problemas. Identificar o problema correto é uma parte importante para manter seu rato de estimação saudável.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Locais sem pelos no rosto e na cabeça aparecem de diferentes maneiras. Alguns ratos também podem ter pequenas feridas em suas orelhas — frequentemente uma indicação de sarcoptic mange, que é um tipo de infecção parasítica. Alguns ratos podem ter áreas limpas com pouquíssimos pelos, sem diminuição ou perda dos pelos que ficam próximos. Isso às vezes indica corte de pelo, excessiva higienização pelo rato ou por uma parceira de gaiola. A perda de pelo no rosto acompanhada por diminuição de pelo por toda parte ou por coceira pode indicar uma alergia ao substrato da gaiola ou um caso de piolho. Áreas arredondadas sem pelos podem indicar micose.

Importância

A perda de pelo facial pode ser meramente cosmética. Em casos de corte, o rato ou um companheiro de gaiola pode ter o hábito de se limpar demais. Se não acompanhada por comportamentos de estresse, como pouco apetite ou nervosismo, esse tipo de perda de pelo não precisa receber tratamento. A perda de pelo causada por parasitas pode gerar uma deformidade permanente ou até mesmo uma anemia, e as alergias podem criar um desconforto por longo tempo, além de doenças.

Considerações

Ratos muito velhos podem desenvolver diminuição de pelo no rosto, dentro das pernas dianteiras e nas costas. É fácil de se enganar com a diminuição de pelos causadas por parasitas, mas eles não são nocivos. Em geral, alguns ratos têm uma pelagem mais fina. Os mais peludos têm pelo ralo, enrolado ou ondulado, que às vezes é mais fino nas extremidades e no rosto. É improvável que ratos com diminuição natural de pelo precisem de tratamento. Os donos de animais que sentem-se inseguros sempre devem pedir ajuda a um veterinário.

Advertência

Alguns sites aconselham tratamentos antiparasitas caseiros para ratos que podem ser muito perigosos. A pasta oral ivermectina, um tratamento comum para ratos com piolhos ou ácaros, é mais difícil de dosar precisamente em camundongos. Use somente ivermectina tópica e sempre consulte um veterinário antes de realizar qualquer tratamento caseiro. As medicações pesticidas e antiparasitas podem tornar-se tóxicas facilmente em animais muitos pequenos.

Prevenção/Solução

Os donos de animais podem reduzir as chances de perda de pelos em seus ratos mantendo as gaiolas limpas e higiênicas. Evite condições úmidas, pois elas podem aumentar o crescimento de fungos, e submeta o substrato de madeira ao tratamento com calor, matando os ovos de piolhos. Mantenha a população de ratos silvestres sobre controle para prevenir a exposição dos camundongos a parasitas. Coloque esses animais em gaiolas espaçosas com bastante locais para esconderijos para diminuir as chances de ameaças e super higienização.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível