Mais
×

Razões para o aspirador de pó superaquecer

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aspiradores eliminam dos tapetes e pisos coisas que podem causar alergia, como poeira, pelos de animais, terra, e uma infinidade de outras partículas que bombardeiam nossos pisos. A manutenção adequada de um aspirador de pó pode reduzir, se não eliminar, os problemas de superaquecimento. Muitos aspiradores possuem sistemas de desligamento automático que o desativam quando o motor atinge uma temperatura elevada. É recomendável desligar o aspirador permitindo-lhe descansar por 30 minutos. Ele resfriará e você poderá retomar a aspiração. Para evitar o superaquecimento, mantenha o saco, mangueiras e filtros limpos e substitua as correias do aspirador regularmente.

Manutenção apropriada do aspirador reduz as chances do motor superaquecer (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Saco do aspirador de pó cheio

Um aspirador de pó possui um motor central que opera um ventilador axial, por vezes referido como uma ventoinha. Ele é responsável por um sopro de ar a partir do aparelho de forma a criar um vácuo. O aparelho é então capaz de sugar ou aspirar detritos de pisos, móveis e qualquer outro local em que seus acessórios possam chegar. Os detritos passam através de vários filtros e são depositados em um saco dentro do aspirador ou lata, que é esvaziado depois da utilização. Ele não poderá filtrar ou circular o ar se o saco estiver cheio por causa da quantidade de detritos nele. O motor, por sua vez, trabalha mais para o fornecimento de vácuo, causando um sobreaquecimento. O site Vacorama sugere que ocorra a troca de sacos do aspirador quando eles estiverem 75% completo, em vez de esperar ele encher completamente. A cada três meses, limpe a área interior onde o saco é instalado para remover fiapos e poeira que se acumularam.

Mangueira e escovas entupidas

As mangueiras podem ser obstruídas com objetos grandes, como fios, pelos de animais, comida, brinquedos ou detritos pesados​​. Nunca aspire sobre objetos pontiagudos ou pesados​​. As escovas podem acumular cabelo, fios, cordas e elásticos, se for permitido o uso do aparelho sobre esses objetos. Inspecione as escovas sob o aspirador após cada uso e corte qualquer material que esteja emaranhado, simplesmente deslizando as lâminas da tesoura entre a escova e seu núcleo. Mangueiras entupidas demandam muita energia para o motor do aspirador proporcionar o vácuo e isso pode levar a um superaquecimento.

Filtros sujos

Os filtros sujos do aspirador causam sobreaquecimento do motor. Alguns aspiradores têm dois ou mais filtros especialmente projetados para limpar os vários níveis de poeira e alérgenos. Quanto mais sujo ele estiver, mais difícil será para o aspirador funcionar. O site Vacorama recomenda alterar todos os filtros em seu aspirador de pó a cada seis meses. Isso pode prolongar a vida útil do seu aparelho.

Correias quebradas

Correias quebradas geralmente emitem um odor semelhante à borracha queimada ou uma emissão de produtos químicos. As correias de um aspirador de pó giram a escova e outros componentes mecânicos do aparelho. Se ela não puder girar essas peças, o motor funcionará com mais velocidade e, finalmente, superaquecerá. A manutenção das correias é fundamental para evitar o superaquecimento do aspirador. Troque-as a cada seis meses para reduzir a probabilidade delas romperem-se pelo desgaste.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article