Mais
×

Razões para meu cachorro agir subitamente de forma letárgica

Atualizado em 20 julho, 2017

Quando um cachorro que geralmente é agitado subitamente começa a parecer sem energia, um dono devotado pode ficar assustado. Existem várias razões para que um cachorro se comporte de maneira letárgica de repente. Alguns problemas que causam letargia súbita são facilmente tratados em casa. Ainda assim, a letargia súbita pode também indicar uma emergência potencialmente fatal. Quando é acompanhada por outros sintomas notáveis ou dura mais de um dia ou dois, é melhor procurar um veterinário.

Letargia súbita em um cachorro pode indicar uma emergência de saúde (Dog image by FaithBuffy from Fotolia.com)

Sofrimento psicológico

Alguns cachorros são sensíveis a alterações em seu ambiente ou na situação familiar. Um cachorro entediado ou depressivo geralmente irá agir de forma letárgica. Divórcio, morte ou viagem de um membro da família pode incitar uma depressão canina. Um cachorro geralmente age assim quando crianças em sua família começam a estudar ou mudam-se para fazer faculdade. Um novo trabalho ou uma viagem que tira um membro familiar de casa por muitas horas pode fazer um cachorro solitário agir de forma entediada ou triste.

Infecções

A letargia súbita em cadelas não castradas pode ser causa de alarme. Isso pode ser um sintoma de piometria, que é uma infecção uterina geralmente fatal. Uma infecção por dilofilariose também pode fazer um cachorro parecer indiferente. Se você suspeita que o comportamento letárgico do seu cachorro origina-se de uma infecção, meça a temperatura corporal dele para determinar se está com febre. A temperatura retal normal de um cachorro adulto fica entre 38 ºC e 39 ºC.

Desidratação e insolação

Vômitos ou diarreias em excesso ou superaquecimento em climas quentes podem causar letargia súbita em cachorros. O corpo de um cachorro consiste de até 80% de água. Ela auxilia em várias funções corporais incluindo digestão, circulação e ajuda a remover os resíduos corporais. Um cachorro ficará letárgico se o líquido em seu corpo diminuir. Se ocorrer insolação e a temperatura corporal de um cachorro se tornar anormalmente alta, ele pode se apresentar fraco e deprimido.

Nutrição deficiente

O ditado "você é o que você come" é tão verdadeiro para os cachorros quanto para os humanos. Os cachorros em uma dieta nutritiva e balanceada irão parecer fortes e cheios de vitalidade, mas aqueles que com uma dieta pobre e não balanceada podem desenvolver deficiências nutricionais que causam letargia. Para manter a energia canina em alta, garanta que a comida do seu cachorro tenha um balanceamento adequado de proteínas, carboidratos e vitaminas. Cheque os rótulos dos alimentos se estiver utilizando alimentos industrializados e procure a orientação de um veterinário.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article