Razões para coceira e formigamento nos pés

Escrito por lee grayson Google | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Razões para coceira e formigamento nos pés
Uma sensação de coceira e formigamento nos pés pode ser o resultado de ficar muito tempo parado, mas também pode ser sintoma de que o corpo está experienciando uma doença séria (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Uma sensação de coceira e formigamento nos pés pode ser o resultado de ficar muito tempo parado, mas também pode ser sintoma de que o corpo está experienciando uma doença séria, que pode incluir problemas digestivos, no sangue e circulatórios. Se a condição for tratada cedo, a sensação irá desaparecer com poucas consequências permanentes. Se o formigamento e a coceira forem ignorados, o resultado poderá ser danos permanentes ao corpo.

Outras pessoas estão lendo

Diabetes tipo-2

A coceira, conhecida cientificamente como pruritus, é um sinal de muitas doenças. A coceira, combinada com formigamento nos pés ajuda o médico a diminuir as possibilidades de diagnóstico. A doença mais comum que causa esses dois sintomas é a diabetes tipo-2, que é causada pela incapacidade do corpo de usar e armazenar a insulina. Ela é tratada por restrições na dieta, com alimentos com pouca gordura e açúcar, aumento de exercícios físicos e a prescrição de medicamentos combinados com testes de glicose no sangue. A coceira é tratada com banhos frios, bandagens medicinais e com a prescrição de medicamentos.

Razões para coceira e formigamento nos pés
A coceira, conhecida cientificamente como pruritus, é um sinal de muitas doenças. A doença mais comum que causa esses dois sintomas é a diabetes tipo-2 (Jeffrey Hamilton/Lifesize/Getty Images)

Inatividade

A falta de exercícios físicos e hábitos alimentares ruins também podem levar a problemas circulatórios. Não hidratar a pele corretamente, especialmente no tempo frio e seco, leva ao ressecamento e a necessidade de coçar a área afetada. Fazer exercícios por pelo menos 20 minutos por dia e usar um hidratante leve durante o verão e um pesado durante o inverno irá diminuir a sensação de coceira e formigamento.

Razões para coceira e formigamento nos pés
Falta de exercícios físicos e hábitos alimentares ruins também podem levar a problemas circulatórios, causando o pruritus (Darrin Klimek/Digital Vision/Getty Images)

Doença celíaca

A doença celíaca é causada por uma reação imunológica ao consumo de glúten, de acordo com o site Mayo Clinic, e pode apresentar os sintomas de formigamento nos pés e pele seca. O sistema digestivo das pessoas celíacas não é capaz de absorver a categoria de nutrientes encontrados no centeio, no trigo e na cevada. Pessoas com dietas com grandes quantidade de pão, pizza massas e biscoitos estão mais suscetíveis a essa pequena desordem do intestino. Não existe cura para essa doença e os cientistas não são capazes de isolar as pessoas com pré-disposição para a doença antes do aparecimento dos sintomas. O tratamento inclui uma dieta restritiva sem glúten e a prescrição de vitaminas para os indivíduos com casos mais sérios.

Razões para coceira e formigamento nos pés
A doença celíaca é causada por uma reação imunológica ao consumo de glúten e pode apresentar os sintomas de formigamento e pele seca (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Deficiência de vitaminas

A falta de vitaminas, especialmente de vitamina B, pode causar formigamento (também conhecido como neuropatia periférica) nos pés. As vitaminas também são importantes para manter a pele elástica e flexível. A falta de vitaminas pode causar pele seca e criar a sensação de coceira. Tomar suplementos vitamínicos diariamente e melhorar a dieta normalmente aliviam os sintomas.

Razões para coceira e formigamento nos pés
A falta de vitaminas, especialmente de vitamina B, pode causar formigamento (também conhecido como neuropatia periférica) nos pés (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Diabetes tipo-1

A diabetes tipo-1 também causa formigamento e coceira nos pés, mas essa doença é bem diferente da diabetes tipo-2. A tipo-1 é causada pela incapacidade do pâncreas de produzir a quantidade apropriada de insulina para regular a quantidade de açúcar no sangue. Ela é mais vista em crianças, mas adultos também podem apresentar essa doença. Pele seca, em conjunto com ressecamento da boca e garganta e formigamento nos pés são sinais iniciais comuns da doença. Injeções de insulina são necessárias para pessoas com essa condição, em adição a uma dieta balanceada e saudável e exercícios diários, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde.

Razões para coceira e formigamento nos pés
Injeções de insulina são necessárias para pessoas com diabetes tipo-1, que pode causar formigamento e coceira nos pés (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível