Saúde

Razões para um baixo índice de ferritina

Escrito por laurie rappeport | Traduzido por ninah coracini
Razões para um baixo índice de ferritina

Teste seu nível de ferritina sérica para verificar seu nível de ferro

blood testing image by John Keith from Fotolia.com

As células do corpo armazenam ferro em uma proteína chamada ferritina. Exames de sangue que verificam o nível de ferritina sérica medem o nível de ferro em seu sangue. Se você se sentir especialmente lento ou cansado, verifique seu nível de ferro em um exame de sangue. Baixos níveis de ferro terão impacto sobre sua saúde e seu nível de energia. Verificar o nível de ferritina sérica envolve tomar uma amostra de sangue de sua veia, um procedimento que leva menos de um minuto.

Outras pessoas estão lendo

Dieta

Se você não tem ferro suficiente em sua dieta, você pode ter um baixo nível de ferritina sérica, resultando em uma deficiência de ferro. Certifique-se que sua dieta inclua carnes, peixes, aves, ovos, produtos lácteos e alimentos enriquecidos com ferro. Além disso, se você seguir uma dieta com uma grande quantidade de açúcar, você pode não comer alimentos saudáveis ricos em ferro em quantidade suficiente. Dietas ricas em fibras também podem retardar a absorção de ferro.

Absorção de ferro

Baixos níveis de ferritina sérica podem resultar de uma incapacidade de absorver adequadamente o ferro dos alimentos. Se você já foi submetido a uma cirurgia intestinal ou tem uma doença intestinal, como a de Crohn ou a doença celíaca, você pode ter dificuldades de absorção suficiente de ferro dos alimentos que você come. Alguns medicamentos podem reduzir o ácido do estômago, impactando na absorção de ferro. Além disso, garanta que você coma muitos alimentos com ácido fólico (feijão e legumes, frutas cítricas, grãos integrais, vegetais folhosos verde escuros, fígado, aves, frutos do mar, porco), vitamina B12 (fígado, marisco, carne, ovos) e vitamina C (frutas cítricas, pimentas, tomates, outras frutas e legumes coloridos), que irão ajudar seu corpo a absorver o ferro.

Perda de sangue

Pessoas que perdem sangue têm um risco aumentado de baixos níveis de ferritina sérica. Às vezes, um médico pode facilmente identificar a origem da perda de sangue, como as mulheres que perdem sangue na menstruação ou após o parto, ou um indivíduo que tenha tido um acidente ou lesão. Em outros casos, o médico deve determinar se o paciente tem hemorragia interna. Úlceras hemorrágicas, câncer de cólon ou certos medicamentos podem causar hemorragia interna, e o médico deve tratar a causa do sangramento, juntamente com a administração do tratamento necessário para a deficiência de ferro.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media