Mais
×

Razões da insuficiência renal em bebês prematuros

Atualizado em 19 julho, 2017

A insuficiência renal em prematuros é geralmente causada por rins imaturos, que não conseguem remover a água e outras substâncias do sangue como os rins plenamente desenvolvidos.

A insuficiência renal em prematuros é geralmente causada por rins imaturos (Image by Fotolia.com, courtesy of Anatoly Tiplyashin)

Função dos rins

Os rins têm muitas funções vitais para uma vida saudável. A principal é produzir a urina. Fazendo isso, os rins filtram e absorvem minerais e depois excretam os resíduos. Secundariamente, os rins produzem hormônios, tais como a eritropoietina, que controla a pressão arterial. Eles também são responsáveis ​​por manter um equilíbrio saudável dos ácidos e bases e dos eletrólitos, e por regular os fluidos corporais.

Por que os rins falham em prematuros?

Rins imaturos são a principal causa da insuficiência renal em bebês prematuros; os que nascem antes de 35 semanas não possuem os rins totalmente desenvolvidos. Nas duas semanas seguintes ao nascimento do bebê sadio, os rins passam por um processo de rápido crescimento, onde os rins começam a funcionar em plena capacidade. A diabetes ou pressão arterial elevada também pode causar insuficiência renal.

Identificação e sintomas

Os sintomas podem ser níveis anormais de fluidos, desidratação, sangue na urina, anemia e níveis anormais de minerais, como a glucose, sódio, potássio, cálcio e fosfato.

Tratamento

O tratamento mais comum para esse tipo de problema é a regulação dos líquidos e de sais minerais. Para bebês prematuros, isso significa que os profissionais da saúde calcularão os fluidos do bebê e os minerais necessários em gotas por minuto, para serem administrados intravenosamente.

Prevenção e solução

A gravidez normal (ou a gravidez com mais de 35 semanas de gestação), aumenta as chances de um bebê ter seus rins totalmente desenvolvidos. Depois de detectar a insuficiência renal em uma criança prematura, é essencial a regulação dos minerais e líquidos para manter o bebê saudável e livre de complicações secundárias.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article