Razões pelas quais uma criança pode deixar de ganhar peso

Escrito por kimberly caines Google | Traduzido por l. gutemberg
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Razões pelas quais uma criança pode deixar de ganhar peso
A incapacidade de ganhar peso nem sempre está relacionada à comida (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Se uma criança tem uma dieta nutritiva, ela será capaz de desenvolver todo o seu potencial e evitar doenças como obesidade e diabetes. Algumas crianças, mesmo aquelas que têm uma dieta saudável, não ganham peso em comparação com os seus pares. Pode haver muitas razões para isso, e a causa deve ser determinada, porque estar abaixo do peso pode resultar ou ser um sinal de problemas de saúde.

Outras pessoas estão lendo

Distúrbio metabólico/digestivo

Durante a infância e primeira infância, a nutrição de uma criança vem principalmente do leite. Se o seu filho tem problemas de digestão ou absorção de alguns nutrientes do leite, como proteínas e gorduras, isso pode ser um sinal de um distúrbio digestivo. Seu filho pode ser intolerante à lactose ou ter alergia a certos alimentos. O peso da criança pode estagnar ou diminuir dependendo da quantidade de alimento causador da reação que ele come. Se você fizer alterações na dieta do seu filho, mas verificar que os sintomas permanecem, ele pode ter um distúrbio metabólico e deve ser examinado por um médico.

Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é uma condição na qual a comida retorna para o esôfago depois de ser ingerida, fazendo com que a criança a regurgite. De acordo com o "National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Disease" (Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e do Rim, órgão dos EUA), a condição geralmente desaparece por si só, quando a criança tem cerca de um ou dois anos de idade. O crescimento do seu filho pode ser interrompido e ele pode deixar de ganhar peso se seu estado for grave. Alimentar a criança com substâncias mais grossas, como leite com cereais, e mantê-la na posição vertical durante as mamadas pode ajudar, e seu médico pode também recomendar alimentos ricos em calorias ou alimentação por sonda.

Questões alimentares/pais

Seu filho simplesmente pode não estar recebendo as calorias de que precisa; recusar comida, fazer manha e ter dificuldade para engolir certos alimentos são apenas a ponta do iceberg. Problemas mentais e sociais também podem influenciar os hábitos alimentares de seu filho. Distúrbios de saúde mental dos pais, abusos ou negligência podem levar à falta de diligência quando se trata de alimentar uma criança. Para fazer seu filho ganhar peso, aumente sua ingestão calórica, adicionando queijo, creme de leite ou manteiga aos vegetais. Você também pode dar a ele bebidas lácteas enriquecidas com calorias.

Doenças e medicamentos

As doenças podem provocar uma diminuição do apetite do seu filho, o que pode impedi-lo de ganhar peso. A gastroenterite, infecções do trato respiratório superior e infecções do trato urinário podem levar à perda do apetite e à perda de peso. Alguns medicamentos também podem impedir que as crianças ganhem peso. De acordo com o site babycareadvice.com, medicamentos para refluxo, cólicas, gases e infecções podem reduzir o apetite do seu filho se forem tomados por um longo período de tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível