×
Loading ...

Razões para rachaduras no topo do bolo

Atualizado em 13 setembro, 2018

Dependendo do tipo de bolo que você estiver fazendo, da temperatura do forno e do procedimento que seguiu ao misturar a massa de bolo, existem várias razões pelas quais um bolo pode rachar ou quebrar em cima.

Saiba o que pode fazer um bolo rachar (Image by Flickr.com, courtesy of thebittenword.com)

Localização no forno

Se um bolo não estiver no centro do forno, é bem provável que ele rache ou quebre em cima. Para assegurar o cozimento uniforme, coloque todos os bolos o mais próximo possível do centro da grelha.

Loading...

Temperatura do forno

Um forno quente demais pode causar rachaduras no bolo. Os lados do bolo assarão mais rapidamente que o centro, então, o centro terá mais tempo para crescer e, assim, rachar. Para evitar que isso aconteça, coloque papel manteiga nas laterais da forma ou unte-as bem.

Temperatura dos ingredientes

Se alguns ingredientes forem muito frios, o bolo pode rachar e evitar a formação de bolhas de ar e um crescimento adequado. Espere até os ovos, manteiga e outros ingredientes refrigerados estarem à temperatura ambiente antes de misturar.

Cozimento desigual

Um bolo é mais susceptível a rachar se a sua parte superior e as laterais estiverem assando em velocidades diferentes. Tente alcançar um cozimento uniforme untando bem as formas e colocando-as no meio do forno, e não perto do elemento de aquecimento.

Massa batida em excesso

Uma massa que foi muito batida pode resultar em um bolo rachado. Tente misturar os ingredientes apenas até eles se fundirem.

Massa muito úmida

Uma massa com muitos ingredientes líquidos é mais susceptível de gerar um bolo rachado. Certifique-se de que os líquidos sejam proporcionais aos ingredientes secos antes de assar.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...