Saúde

O que é RDW em um exame de sangue?

Escrito por jonae fredericks Google | Traduzido por natalia peres
O que é RDW em um exame de sangue?

Um teste de RDW normalmente é realizado como parte de uma contagem completa do sangue

blood draw image by Jaimie Duplass from Fotolia.com

Se o seu médico lhe diagnosticou com algum tipo de anemia ou deficiência de ferro, uma hora ou outra você terá que realizar um exame de sangue que refletirá uma contagem de RDW anormal. Os seus níveis de RDW, junto com uma combinação de algumas outras contagens de sangue importantes, são o que ajudam seu médico a descobrir exatamente que tipo de anemia você tem e por que ela tem se manifestado. Existem mais de 400 tipos conhecidos de anemia, que podem ainda ser divididos em subgrupos relacionados com a perda de sangue, a produção deficiente de hemácias e o desaparecimento de células vermelhas do sangue.

O que RDW significa?

RDW é a abreviação para "larga distribuição de células vermelhar do sangue". De acordo com o Lab Tests Online, o RDW calcula o volume dos vários tamanhos de células vermelhas do sangue (RBC) em uma amostra de sangue. Um teste de RDW é normalmente realizado como parte de um CBC, ou hemograma completo.

RDW e VCM

É praticamente impossível discutir o aspecto RDW de um exame de sangue sem incluir MCV, ou valor médio do corpúsculo. O MCV caminha lado a lado com a larga distribuição de células vermelhas do sangue (RDW) em termos de anemia e outros distúrbios hematológicos, e os valores de ambos são influenciados uns pelos outros. Por exemplo, níveis baixos de MCV combinados com o RDW normal podem apontar para doença crônica, enquanto o MCV baixo combinado com RDW baixo pode indicar a deficiência de ferro. No mesmo sentido, uma leitura de MCV normal, em combinação com RDW normal, pode representar um distúrbio crônico, e o MCV normal combinado com RDW alto pode significar uma deficiência de vitamina B12. O site Chronolab.com também revela que, quando os níveis são elevados e o RDW é normal, uma pré-leucemia pode estar presente. MCV e RDW altos podem significar um paciente com deficiência de folato.

Cálculo de RDW

O RDW é calculado dividindo-se o desvio padrão (DP) pelo volume corpuscular médio (VCM) e multiplicando esse resultado por cem. O desvio padrão representa o volume de eritrócitos, ou glóbulos vermelhos, que se encontram no esfregaço de sangue. De acordo com Beckman Coulter, a equação para o cálculo RDW é RDW = DP / MCV x 100.

Intervalo de referência normal para o teste de sangue RDW

Valores normais de RDW estão entre 11 e 14%, com uma faixa ótima de RDW no valor de 13%. Quando os valores de RDW estão acima dos níveis normais, várias doenças se tornam suspeitas. De acordo com o Arquivos de Medicina Interna, a contagem de RDW pode também desempenhar um papel importante na predição de mortalidade, especialmente em pacientes com doença cardiovascular e câncer. Na verdade, os pacientes cujos testes são superiores à faixa normal de referência em um teste de RDW, podem sofrer maiores riscos de saúde do que aqueles pacientes cujos valores de RDW são mais baixos.

Anisocitose

Anisocitose é diagnosticada quando os níveis de RDW em um exame de sangue indicam valores excessivamente elevados de formas variáveis de glóbulos vermelhos. Norman Beck explica que a presença de anisocitose em um exame de sangue é tão comum que é muitas vezes visto como um componente ao fazer um diagnóstico. Mas os avanços na medicina têm uma nova luz sobre a importância de anisocitose durante a avaliação do paciente. Quando anisocitose é medida contra outros valores de células do sangue, os valores elevados de RBC podem ajudar a fazer a melhor determinação do tipo de anemia presente em um paciente.

Consulte seu médico

Os exames de sangue e seus resultados são uma parte do quadro geral de diagnóstico e não devem ser a única ferramenta utilizada para o diagnóstico e prognóstico da doença. Consultar o seu médico para um exame físico completo, bem como uma avaliação dos sintomas, é o melhor método de compreensão de seus resultados de exames de sangue.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media