Reação adversa de fembendazol em cavalos

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Reação adversa de fembendazol em cavalos
Cavalos com grandes infestações parasitárias podem reagir ao tratamento com fembendazol (horse image by Antonio Fernandez from Fotolia.com)

O fembendazol é um medicamento antiparasitário usado para matar vermes intestinais em cavalos. Ele também é vendido sob as marcas Safe-Guard e Panacur. Sua ação antiparasitária é desconhecida, mas de acordo com o site "Dru Information Online", acredita-se que ele desfaça a habilidade do parasita em metabolizar energia. O fembendazol é amplamente usado como vermífugo devido ao seu baixo nível de reações adversas, mas pode causar alguns efeitos colaterais em cavalos.

Outras pessoas estão lendo

Superdosagem

Apenas 10% da pasta de fembendazol deve ser administrada numa dose de 5 mg por quilograma do peso de cavalos adultos. Em potros e desmamados, a dose recomendada é de 4,6 mg/kg. A superdosagem de fembendazol é incomum, mas possível. De acordo com o "Drug Information Online", o medicamento é seguro para uso de até 1.000 mg/kg. Em éguas prenhas, ele torna-se inseguro a 25 mg/kg. Em superdosagem, causa mudanças nos intestinos e morte.

Inflamação intestinal

De acordo com o site "Worming Your Horse", alguns equinos podem sofrer inflamações nas paredes do intestino quando tratados com fembendazol, mesmo quando a dose recomendada não tiver sido excedida. Essa inflamação parece ser causada pelas toxinas excretadas pelas larvas mortas (ou que estejam morrendo) dos parasitas. Os donos devem tomar cuidado ao tratar pôneis e cavalos com fembendazol quando há suspeita de larvas encistadas de minhoca, uma vez que a irritação intestinal resultante pode causar danos similares aos dos próprios vermes.

Coceira

Quando o fembendazol é administrado em doses de níveis altos, ele mata muitos parasitas de uma vez. Como no casos de inflamação intestinal, isso pode fazer com que os vermes que estejam morrendo liberam antígenos e produtos químicos do sistema imunológico que podem causar irritação e problemas de saúde no cavalo. Os cavalos afetados pelos antígenos podem sofrer de hipersensibilidade local ou sistêmica, incluindo coceira e erupções.

Colapso

Em casos de infestações sérias, as reações aos antígenos podem ser mais severas. Os cavalos podem respirar mais rápido e parecerem estar hiperventilando. Eles também podem colapsar de repente. Esses animais exigem tratamento veterinário imediato. Assim que o cavalo começa a mostrar sinais desse tipo de reação, os donos devem entrar em contato com um veterinário experiente.

Considerações

De acordo com o site "My Horse", uma grande publicação online para entusiastas por equinos, o fembendazol tem sido ligado à resistência a vermífugos dos parasitas. A resistência pode desenvolver-se depois de apenas poucos tratamentos. Os vermes continuam a infestar o animal e devem ser tratados usando outro vermífugo, ou usando doses constantemente mais fortes, aumentando o risco de uma reação adversa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível