Reações adversas a vacinas de vitamina B12

Escrito por contributing writer Google | Traduzido por andré schwarz
Reações adversas a vacinas de vitamina B12

A versão injetável da B12 pode provocar algumas complicações

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

A vitamina B12 injetável, vendida sob os nomes genéricos cianocobalamina e hidroxocobalamina, é frequentemente aplicada para tratar a falta da vitamina no organismo ou como suplemento para pacientes que a necessitam devido a alguma doença crônica. Embora raramente se observam efeitos colaterais decorrentes das versões orais, algumas pessoas poderão sofrer reações adversas às injeções.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos colaterais brandos

Algumas reações adversas relativamente brandas incluem dores temporárias e uma sensação de calor no local da aplicação. O paciente poderá também experienciar crises de nervosismo e ansiedade. Se esses sintomas persistirem, o paciente deverá procurar um médico ou um farmacêutico.

Álcool benzílico

Se a dose for aplicada em um recém-nascido, ele poderá sofrer uma reação ao álcool benzílico, um conservante contido na fórmula. Sintomas incluem desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão sanguínea e respiração repentinamente ofegante. O risco de reações adversas será ainda maior se o bebê nasceu abaixo do peso, pois, nesses casos, há também o risco de morte. Portanto, a solução ideal é não aplicar vacinas de B12 que contenham álcool como conservante.

Reações alérgicas

Algumas pessoas poderão sofrer reações alérgicas como dificuldade para respirar, dores no tórax e inchaços na língua, no pescoço, nos lábios e na face. Tais reações não são frequentes, mas podem ser graves. Elas ocorrem porque esses produtos, inclusive a hidroxocobalamina e a cianocobalamina, são feitos com uma vitamina sinteticamente derivada da B12 natural. Para não ter de enfrentar esse problema, o paciente poderá tomar as versões orais que, geralmente, não causam reações alérgicas.

Mal de Leber

A vitamina B12 injetável pode piorar o prognóstico do mal de Leber, também conhecido como neuropatia óptica hereditária de Leber. Esta é uma condição genética caracterizada por um desgaste gradual dos nervos ópticos e, por conseguinte, uma piora gradativa da visão. As injeções de B12 podem acelerar a atrofia do nervo e, consequentemente, acelerar também a perda da visão.

Rosácea

Essas injeções servem para aplicar grandes quantidades da vitamina, frequentemente em doses de até 1.000 mg. Instituições americanas relatam que doses elevadas desencadeiam uma forma rara da rosácea: a rosácea conglobata; eles relatam o caso de uma menina de 17 anos. O paciente pode ainda sofrer um ataque de urticária e erupções cutâneas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media