Reações químicas na digestão de alimentos

Escrito por kirstin hendrickson | Traduzido por joan diaz
Reações químicas na digestão de alimentos

Quebrar os nutrientes em sua comida requer várias reações químicas

Pasta image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com

A digestão é um processo que quebra as moléculas maiores de nutrientes em seu alimento em moléculas menores que seu intestino pode absorver e levar à corrente sanguínea. Este processo é químico -- há uma variedade de reações diferentes envolvidas no processo de digestão. Todas estas reações, no entanto, tem características em comum.

Outras pessoas estão lendo

Processos Digestivos

De um ponto de vista técnico, as únicas substâncias necessárias para a partilha das moléculas de nutrientes são água e ácido. Porém, na realidade, seu sistema digestivo não pode depender somente de água e ácido para digerir sua comida por dois motivos. Primeiro, o processo seria lento e ineficaz. Segundo, a gordura não se mistura com a água, o que faria com que fosse mais difícil para a mistura de ácido e água chegar e digerir a gordura. Sabendo disto, as reações de digestão são um pouco mais complexas.

Digestão de Carboidratos

As reações químicas da digestão de carboidratos envolvem ácido, água e enzimas chamadas de amilases. Amido, um carboidrato, consiste de uma longa cadeia de glicose -- açúcar -- moléculas que são quimicamente unidas, explicam os Doutores Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Biochemistry". Para poder quebrar estas correntes e liberar as moléculas de glicose, a amilase ajuda a colocar moléculas de água através das ligações. O ácido auxilia neste processo inserindo cargas químicas em certas partes das moléculas do açúcar, deixando mais fácil para a amilase colocar água nas ligações. No fim da digestão de amido, nada sobre além da glicose, que seu intestino absorve.

Digestão de Proteínas

A digestão de proteínas é bastante análoga à digestão de amido, explicam os Doutores Shawn Farrell e Mary Campbell no livro "Biochemistry". Assim como na digestão de amido, a digestão de proteínas requer enzimas, neste caso são as proteases. Além disso, as proteínas consistem de longas cadeias de moléculas chamadas de aminoácidos. A digestão de proteínas divide os aminoácidos um do outro inserindo água através das ligações, com a ajuda das proteases e de ácido. As moléculas resultantes, aminoácidos, são pequenos o bastante para serem absorvidos.

Digestão de Gorduras

Para digerir gordura, primeiro é necessário que seja solúvel em água. Sais biliares, que vem do pâncreas, envolvem os glóbulos de gordura e ajudam a puxá-los à mistura de água e enzimas no intestino. Enzimas chamadas de lipases passam a ajudar no processo de inserir água nas ligações de moléculas, assim como ocorre com a digestão de amidos e proteínas. No caso das gorduras, quebram-se duas moléculas chamadas de ácidos graxos, tirados de uma outra molécula chamada de monoglicerídeo. Seu intestino então irá absorver estas três moléculas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media