on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Que tipo de pessoa pode realizar uma cerimônia simbólica de casamento?

Atualizado em 17 abril, 2017

As cerimônias simbólicas de casamento, também chamadas de cerimônias de compromisso, permitem que os casais demonstrem o amor que sentem um pelo outro publicamente sem que legalidades atrapalhem. Além disso, também servem para casais que fugiram para se casar e querem que sua união seja abençoada por um membro do clero ou simplesmente querem fazer uma segunda cerimônia entre amigos.

As cerimônias de compromisso também são usadas por casais que não sejam livres para se casar legalmente (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Escolhendo o celebrante

Escolha o celebrante com atenção, pois ele influencia muito no andamento da cerimônia e no ambiente em geral. Porém, lembre-se que ele pode ser qualquer pessoa, uma vez que os procedimentos não geram vínculo legal. Escolha alguém que queira trabalhar com você e suas ideias referentes ao serviço. No entanto, lembre que, se escolher fazer a cerimônia em uma igreja, terá que selecionar um membro do clero daquela instituição em particular.

Loading...

Amigo próximo ou familiar

Optar por um amigo ou familiar garantirá à cerimônia um toque pessoal — e você sempre sabe o nível de carisma que a pessoa demonstrará. Além disso, ele poderá utilizar anedotas, lembranças e humor adequado para o casal em uma cerimônia que os dois gostarão. Ele não precisa precisa ser registrado como oficiante, mas é uma boa ideia consultar modelos de cerimônias para organizar uma que sirva melhor a você.

Celebrante contratado

Por outro lado, um celebrante contratado atribuirá ao evento um toque profissional e estará disposto a personalizar o serviço para satisfazer suas vontades. Ajudá-lo a escrever seus votos de compromisso também faz parte da função desse profissional, se isso for requerido, e ele poderá auxiliá-lo a elaborar votos que se adequem a seu relacionamento. Ele também direcionará suas preocupações relacionadas aos procedimentos da cerimônia. No entanto, é importante lembrar que um oficiante contratado deve declarar aos convidados que sua cerimônia não gera vínculos legais.

Ministro

Se você "fugiu" para se casar ou simplesmente quer que seu relacionamento seja abençoado por um membro do clero, peça para um padre da sua igreja realizar o serviço. Isso não só permite que sua união seja sancionada pela igreja, mas também lhe dá a oportunidade de expressá-la por meio de sua religião. Se vocês possuem crenças diferentes, peça para um membro do clero de cada casa de culto participar da cerimônia.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...