Como realizar uma mixagem no SONAR 8

Escrito por scott shpak | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como realizar uma mixagem no SONAR 8
O SONAR 8 dá ao usuário não profissional as funções de um estúdio de gravação completo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Estações de áudio digital (do inglês "Digital Audio Workstations", ou "DAWs") vêm revolucionando a forma com a qual a música é gravada. Começando com um sequenciador e interface digital de instrumentos (MIDI) chamado Cakewalk, em 1987, o SONAR evoluiu e se tornou um completíssimo gravador de áudio digital com sequenciador MIDI integrado. Combinar áudio e MIDI cria uma grande flexibilidade ao usuário não profissional por extrair o máximo do mais simples equipamento. O SONAR 8 oferece, desde o início, praticamente tudo o que é necessário para criar mixagens de áudio digital.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Caixas de som ou fones de ouvido

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Otimize as faixas MIDI editando os dados da composição. Isso pode controlar teclados MIDI externos, módulos de som ou instrumentos virtuais. Os dados podem ser quantificados, apagados ou adicionados até chegar à performance que você deseja.

  2. 2

    Complete as partes duras nas faixas de áudio. Isso pode incluir apagar faixas ou ativar o mudo quando não há a presença de som. "Compositing" é um método de tomar peças de diversos passos da performance, normalmente um vocal principal ou solo instrumental, criando uma performance final a partir delas.

  3. 3

    Crie um molde sonoro de espectros de frequência para suas faixas. Crie espaço na amplitude, desde as graves às agudas para cada voz ou instrumento, e interaja com os outros para que não haja competição ou confusão entre eles. Algumas ferramentas típicas para isso são o Sonitus:equalizer, disponível em cada faixa de áudio na visão do console, e o Cakewalk Compressor/Gate, que pode ser adicionado a partir da seção "FX" e na visão do console.

  4. 4

    Crie um palco sonoro espacial na imagem estéreo. Isso pode ajudar a definir vozes e instrumentos individuais, e deve ser usado juntamente ao passo anterior para abrir a mixagem. "Panning" é o primeiro nível de controle, ajustando os sons da esquerda à direita. "Time Delay" pode ser usado para modificar o retorno dos instrumentos. Cakewalk Tempo Delay e StudioVerb 2 podem ser adicionados à seção "FX" de cada faixa na visão do console.

  5. 5

    Coloque efeitos adicionais como "Modulation", "Amp" e "Tape Simulation", muitos dos quais estão incluídos no SONAR 8. O programa também oferece suporte a plug-ins VST e DirectX para expandir ainda mais suas opções.

  6. 6

    Ajuste os níveis dos instrumentos, vozes e efeitos até estar satisfeito com o resultado. Você pode querer aplicar um efeito principal como o "Boost 11" à saída na seção "Mastering" para tratar toda a composição. Selecione todas as faixas a serem incluídas na composição final, clicando no ícone da faixa à esquerda da visão das faixas, e use Ctrl+F9 e Ctrl+F10 para ajustar os pontos de início e fim do projeto.

  7. 7

    Clique em "File", selecione "Export" e clique em "Audio" na janela pop-up que será aberta. Na caixa de diálogo, selecione um local para salvar o projeto, dê um nome à sua mixagem e defina quaisquer parâmetros necessários, caso sejam diferentes dos padrões. Clique em "Export" e o SONAR criará seu arquivo de áudio.

Dicas & Advertências

  • Alguns engenheiros de som começam a mixagem a partir da bateria, seguem com o baixo e terminam com os vocais, enquanto outros trabalham no sentido inverso, dos vocais à bateria. Não há forma correta de fazê-lo. O êxito é medido a partir do resultado final. Use seu senso crítico ao ouvir sua composição, e compare seu trabalho com os lançamentos comerciais favoritos para notar onde e como poderá melhorá-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível