Como realizar uma reunião com um funcionário para melhorar seu desempenho profissional

Escrito por ehow contributor | Traduzido por fabiana silva
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Como realizar uma reunião com um funcionário para melhorar seu desempenho profissional
Reuna-se com seu funcionário para discutir a melhora de seu desempenho

Se realizada com profissionalismo e sensibilidade, uma simples reunião é capaz de possibilitar a melhora de desempenho do profissional ineficiente.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

    Preparação para a conversa

  1. 1

    Anote as preocupações específicas relativas ao desempenho do funcionário. Inclua a hora, a data e as ações tomadas que foram ou não adequadas.

  2. 2

    Avalie o desempenho deste funcionário em relação à descrição do cargo que ele desempenha. Verifique se sua avaliação é justa e correta.

  3. 3

    Certifique-se de que o funcionário tenha sido adequadamente treinado e que ele conhece as descrições do cargo que ocupa.

  4. 4

    Seja honesto consigo mesmo, você contribui de alguma forma para as dificuldades deste funcionário? Em caso de positivo, o que você pode fazer de modo diferente para melhorar a situação?

  5. 5

    Determine se ele tem apresentado problemas desde o começo, ou se é um funcionário com um histórico de bom desempenho e que está tendo dificuldades agora.

  6. 6

    Decida se você deseja ajudar este funcionário a mudar de atitude, ou se deseja iniciar um processo disciplinar para demiti-lo.

  7. 7

    Leia os procedimentos e normas da companhia, e certifique-se de segui-los, se aplicável.

  8. 8

    Consulte seu supervisor ou um representante do departamento de Recursos Humanos antes de agendar uma reunião com qualquer funcionário.

    A conversa com o funcionário

  1. 1

    Agende um horário que permita uma conversa privativa de, no mínimo, meia hora.

  2. 2

    Se apropriado, informe com antecedência ao funcionário que você deseja se reunir com ele e o assunto que será tratado.

  3. 3

    Use um tom de voz calmo e não utilize uma linguagem crítica. Frases como "você não está atendendo nossa quota esperada" são mais convenientes do que "você é ocioso".

  4. 4

    Explique quais são suas preocupações de forma clara, e discuta como o funcionário pode melhorar seu desempenho. Peça que ele dê sugestões.

  5. 5

    Dê um prazo para o funcionário corrigir o comportamento e informe que vocês se reunirão novamente para avaliar o progresso obtido no desempenho.

  6. 6

    Peça a opinião do funcionário e escute-o. Se ele apresentar justificativas válidas e apontar a falha das outras pessoas ou da organização, responda com empatia e interesse.

  7. 7

    Faça o funcionário assinar um documento, um plano para a melhoria, ou simplesmente uma recapitulação da conversa. Este documento indica que ele entendeu o conteúdo da reunião, mesmo que não concorde com sua opinião.

Dicas & Advertências

  • Um funcionário que está sendo aconselhado muitas vezes fica nervoso e emotivo.
  • Reconheça este sentimento (por exemplo, dizendo "entendo que você está confuso"), mas mantenha o foco na conversa sobre seu desempenho profissional.
  • Certifique-se de tratar todos no local de trabalho de modo justo e coerente.
  • Documente por escrito o assunto abordado durante a reunião.
  • Se o funcionário pertencer a uma classe favorecida por alguma lei, como menor de idade, portador de deficiência ou gestante, certifique-se de que a crítica é válida e aplicável a todos com o mesmo cargo ou função, e de documentar adequadamente o desempenho ineficiente.

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