×
Loading ...

Como reaproveitar janelas de madeira antigas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando alguém decide fazer uma reforma geral na casa, uma das primeiras coisas é remover as antigas janelas venezianas de madeira, mas não há motivo para jogá-las no lixo. São materiais que levam muito tempo para se decompor no ambiente e perderia-se a oportunidade de reciclá-las de um jeito inovador.

Aproveite as janelas antigas e construa lindas peças de decoração (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Telas

Com algumas dobradiças e tinta, é possível transformar suas venezianas de madeira em uma variedade de itens decorativos. Se as folhas da janela forem altas, coloque dobradiças para conectar três ou quatro paineis horizontalmente e construir um biombo. Pinte a peça para complementar a decoração. Use as janelas mais curtas (ou corte-as no tamanho desejado), dobradiças e tintas para criar uma decoração que esconda um aquecedor de água, um cantinho de artes ou para limitar o acesso das crianças à lareira durante o verão.

Loading...

Venezianas no jardim

Use as venezianas para dar um charme em seu jardim. Elas podem servir de treliça para plantas trepadeiras, o que funciona muito bem, principalmente se estiverem faltando algumas lâminas na janela. Esses buracos oferecerão ainda mais espaço para que as plantas cresçam. Muitas trepadeiras encontram o próprio caminho, mas também é possível direcioná-las se achar necessário. Outra opção é usar as venezianas como cenário para emoldurar um carrinho de mão cheio de flores coloridas ou montar uma horta de temperos. Providencie ganchos de pendurar plantas ou aros, prenda-os na madeira e plante manjericão, lavanda e alecrim em potinhos que caibam nos aros. Você poderá encostá-la em uma parede ou cerca. Essa ideia fica ainda melhor se a janela tiver uma aparência rústica. Para obtê-la, lixe a peça suavemente antes de pendurar os complementos.

Exibir com charme

As lâminas das venezianas pequenas são perfeitas para expor uma coleção especial. Por exemplo, use ganchinhos em S, pendure uma ponta entre as lâminas e na outra uma xícara. Também podem ser usadas como suporte para seus colares, pulseiras e brincos. Outra opção é pintar um par de venezianas e prendê-las com dobradiças para fazer um suporte de exposição para seus cartões postais e de Natal. Enfie um cartão na fresta e segure atrás com um prendedor de roupa.

De janelas a móveis

Use as venezianas para confeccionar móveis. Acrescente pernas e faça um banco para ambiente externo ou uma mesa. Ou ainda, use suportes metálicos e junte três folhas de madeira em forma de U, prenda uma quarta folha e pendure como uma porta. Corte duas peças de madeira para as extremidades, pregue ou cole no lugar e pronto: um pequeno baú para guardar suas coisas.

Transforme as venezianas antigas em móveis novos (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...