Como reatar com seu cônjuge depois de uma separação

Escrito por ezmeralda lee | Traduzido por monica ferreira rocha lopes

Retomar o relacionamento com seu ex depois de uma separação é a meta de inúmeros casais, mas poucos realmente sabem como fazê-lo. É normal, com o passar do tempo, você refletir sobre as razões que levaram à separação e perceber o quão banais e insignificantes esses motivos eram. Além do mais, é só depois do divórcio que a maioria dos casais descobrem o verdadeiro valor de seus ex-companheiros, talvez você também. Esse é o grande motivo que lhe obrigará a pensar e a agir de forma mais racional, ao invés de emocional, para fazer as coisas funcionarem na segunda vez.

Instruções

  1. 1

    Redescubra o amor. Se um amor verdadeiro era o que você e seu ex-cônjuge tinham, esse amor é o que também poderá reacender seu relacionamento e colocá-lo de volta aos trilhos. Ao conversar com seu ex, deixe-o saber que você ainda se importa com ele. Expresse seus verdadeiros sentimentos de uma forma honesta e de coração.

    Não peça ou espere que seu ex retribua. Com toda a dor e dúvidas que seguem a separação, talvez esse não seja o momento para ele lhe responder.

  2. 2

    Admita suas falhas. Admitir suas faltas e fazer um sincero pedido de desculpas, pode ser o começo para reconstruir esse relacionamento. Como resultado, isso também pode provocar sentimentos de culpa em seu ex e obrigá-lo a fazer uma análise de vida e talvez também retribuir com um pedido de desculpas.

  3. 3

    Converse sobre problemas antigos. Se certos problemas foram o que causou sua separação, discuta-os com seu ex-cônjuge de uma maneira franca e honesta. No entanto, é importante chegar a soluções práticas, antes de decidirem voltar a morarem juntos. Conseguir que ambos cheguem a um entendimento já é um bom começo.

  4. 4

    Comece devagar e sem dúvida. Se Roma não foi construída em um dia, nem os relacionamentos, especialmente um relacionamento rompido como o seu. Não espere que tudo vá entrar nos eixos no momento em que vocês reatarem o relacionamento. Seguir uma abordagem lenta para restabelecer o amor e a confiança que ambos uma vez já sentiram será mais eficaz do que agir com pressa.

  5. 5

    Tente tornarem-se "amigos" novamente. Afinal de contas, a amizade foi o que transformou o "eu gosto de você" para "eu te amo". Talvez um encontro com seu ex seja uma ótima maneira de recomeçar a amizade e você pode ver como as coisas evoluem a partir disso. Uma encontro informal também será uma boa oportunidade para mostrar que você sempre estará lá quando ele precisar.

  6. 6

    Perdoe e esqueça. Essa pode ser a parte mais difícil para ambos. No entanto, se vocês puderem perdoar e esquecer com sinceridade as transgressões um do outro e se comprometem a nunca mais repeti-las, quando decidirem reatar, essa relação será positiva, tranquila e mais significativa.

Dicas & Advertências

  • Seja uma boa ouvinte. Sempre escute seu ex para entender seus verdadeiros sentimentos. Responda da forma mais clara e honesta possível, sem ser muito arrogante.
  • Seja flexível. Uma abordagem de "dar e receber" faz parte dos ótimos relacionamentos, assim como sacrifício e compromisso.
  • Não jogue a culpa no outro ou levante a voz durante um argumento. Isso só irá piorar as coisas. Use uma abordagem mais calma e sensata para resolver os problemas, escolha a razão e racionalidade, ao invés de resistência ou ressentimento.
  • Não tente manipular ou intimidar seu ex para fazê-lo reatar o relacionamento usando dinheiro, as crianças, a casa ou com qualquer forma de ameaça. O que você precisa é de uma relação baseada em amor mútuo e confiança, ao invés de medo, ansiedade e incerteza.