×
Loading ...

Como reativar um filtro de carvão

Atualizado em 21 novembro, 2016

Filtros de carvão, também conhecidos como carvão ativado, são feitos através da ativação de oxigênio nos poros do carvão, abrindo e criando um material absorvente. Eles são utilizados em muitos aparelhos, como, por exemplo, frigoríficos e filtros de ar, bem como para purificação de água. Enquanto um filtro de carvão comprado já vem ativado, reativar um que já foi usado é possível: basta fazer a limpeza para aumentar sua vida útil.

Instruções

O carvão é um elemento comum na fabricação de filtros para eletrodomésticos (Nicholas Eveleigh/Photodisc/Getty Images)
  1. Retire o filtro do aparelho e lave-o na máquina de lavar louça ou com água morna e algumas gotas de detergente. Enxágue bem o filtro.

    Loading...
  2. Ligue o forno a cerca de 90°C e deixe-o preaquecer.

  3. Coloque o filtro no forno, dentro de uma assadeira. Feche a porta do forno e mantenha o filtro lá durante cerca de 10 minutos.

  4. Retire o filtro de carvão do forno utilizando luvas próprias e deixe esfriar antes de tocar. Quando o filtro estiver frio, coloque-o no aparelho novamente.

  5. Repita o procedimento, aproximadamente, a cada dois meses ou quando o filtro parecer excessivamente sujo ou não estiver funcionando corretamente.

Loading...

O que você precisa

  • Água
  • Detergente
  • Máquina de lavar louça (se aplicável)
  • Forno
  • Luvas térmicas para forno

Referências

Loading ...
Loading ...