×
Loading ...

Como rebobinar motores de ventilador

Atualizado em 17 abril, 2017

Após muitos anos de uso, o motor do seu ventilador pode precisar ser rebobinado. Isso ocorre quando o motor superaquece e queima ou derrete o revestimento do enrolamento, podendo ocasionar um curto-circuito no enrolamento. Rebobinar um motor é um exercício complexo. Isso é arriscado e deve ser supervisionado por um especialista porque se não for feito propriamente, o ventilador não funcionará mais. Se você é uma "técnico" aventureiro, rebobinar o motor do seu ventilador é como desmanchar um quebra-cabeça difícil e montar outra vez. Aproveite o processo.

Instruções

Rebobinar o motor do seu ventilador pode estender em anos sua vida útil (rotating ceiling fan image by Yali Shi from Fotolia.com)
  1. Usando uma chave de fenda, remova os parafusos que prendem o casco no lugar -- ele segura o motor. Use a caneta para anotar detalhes sobre as configurações de corrente do motor. É mais fácil tirar fotos de cada área e assim ter um diário visual para checar enquanto estiver trabalhando no projeto. Se possível, faça um vídeo da sua interação com o motor pois assim você terá isso como guia.

    Loading...
  2. Retire os fios do motor, que estão presos no lugar com abas. Para fazer isso, dobre com cuidado as abas e deslise a ponta do fio para fora usando uma chave de fenda. Poderá haver um ou vários fios. Isso depende do padrão do tipo de enrolamento do seu motor.

  3. Corte as bobinas na parte de cima da armadura. Conte o número de voltas em cada bobina e escreva esse número em um pedaço de papel para referências futuras. As voltas por bobina são muito importantes, elas estão relacionadas ao padrão de giro do motor.

  4. Usando o fio magnético esmaltado com a mesma medida, rebobine a armadura. Assegure-se de que você esteja fazendo o mesmo padrão de enrolamento e o mesmo número de espiral de cada fio. Deixe a ponta do primeiro fio longa o suficiente para tocar as abas. Quando cada fio tiver sido enrolado, prenda com o pregador e continue a fazer os outros enrolamentos.

  5. Usando uma faca afiada descasque o fio que ficará preso nas abas. Você precisa ter certeza de que o fio tem contato com elas. O primeiro e o último fio podem dividir a mesma aba. Certifique-se que eles não se toquem. Coloque o casco sobre o motor e parafuse de volta no lugar. Teste seu ventilador.

Loading...

Aviso

  • Rebobinar um motor é uma tarefa extremamente difícil e deve ser guiada por um técnico experiente. Se o trabalho não foi feito propriamente, o ventilador não funcionará no futuro.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Câmera digital ou câmera de vídeo
  • Papel
  • Caneta
  • Cortador de fio
  • Fio magnético esmaltado
  • Pregador

Referências

Loading ...
Loading ...