×
Loading ...

Como recarregar uma bateria de íons de lítio

Atualizado em 17 abril, 2017

As baterias são parte essencial de qualquer aparelho eletrônico. Apesar de haverem diversos tipos delas no mercado, o tipo mais usado em aparelhos eletrônicos de alta potência é a bateria de íons de lítio. Essas baterias são capazes de armazenar grandes quantidades de eletricidade e também são ideais para serem usadas como baterias recarregáveis, como as encontradas em telefones celulares. Recarregar uma bateria parece ser uma ação tão simples que pode ser considerada até senso comum, mas existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração quando se trata de baterias de íons de lítio.

As baterias de íons de lítio são comumente usadas em aparelhos de alta potência e recarregáveis (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Armazenamento e carregamento

Se as baterias de íons de lítio forem ficar sem uso por muito tempo, é recomendado que elas sejam guardadas completamente carregadas ou com carga pelo menos pela metade. Colocar a bateria em um local seco e fresco irá ajudar a manter a carga por mais tempo.

Quando em uso, as baterias de íons de lítio devem ser recarregadas com frequência. Esqueça tudo que você aprendeu sobre esperar até que a bateria esteja completamente sem carga antes de recarregá-la. Diferente das suas predecessoras, as baterias de íons de lítio adoram ser recarregadas antes da sua carga acabar e com frequência. Não é recomendado deixar esse tipo de bateria descarregar completamente antes de ser recarregada.

Loading...

O carregador certo para cada bateria

Tenha consciência de que nem todas as baterias de íons de lítio podem ser recarregadas. Algumas são recarregáveis, mas outras são descartáveis e devem ser recicladas quando sua energia termina. Antes de tentar recarregar qualquer bateria, verifique a etiqueta para ter certeza de que a que você tem pode ser recarregada.

Também, certifique-se de que você tem o carregador correto par a sua bateria de lítio. Existem diversos outros tipos de baterias recarregáveis além das de íons de lítio e nenhum carregador irá funcionar para todos os tipos. Verifique se o que você está usando serve para baterias de íons de lítio.

Tenha em mente que não existe nenhum "super carregador" que consegue recarregar baterias mais rápido do que o normal. Alguns carregadores prometem terminar de recarregar um bateria em uma hora ou menos. Na verdade, essa bateria só estará carregada em 70% da sua capacidade total. Os fabricantes de baterias estabelecem procedimentos estritos de como carregar seus produtos. É importante que os consumidores prestem atenção e levem essas instruções a sério.

Não carregue demais

Muitas pessoas acreditam que não existe nenhum problema em deixar a bateria ligada na tomada a noite inteira. Essa se prova não ser a melhor decisão, especialmente com as baterias de lítio. Da mesma maneira como elas não devem perder toda a carga antes de serem recarregadas, também não devem ficar conectadas diretamente a uma fonte de energia depois de completamente carregadas.

Deixar a bateria carregando por muito tempo cria calor e as baterias sujeitas a temperaturas altas por muito tempo podem criar chamas. A bateria na tomada depois de carregada também irá causar um consumo de energia desnecessário, o que irá lhe custar dinheiro além de enfraquecê-la. Tudo isso pode ser evitado com a simples ação de retirar o celular da tomada assim que a bateria estiver carregada.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...