Carreira e dinheiro

O que é receita bruta?

Escrito por victoria duff Google | Traduzido por josé geraldo rabello petite
O que é receita bruta?

Entenda o conceito de receita bruta

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Em contabilidade, e na comunicação geral dos negócios, o valor faturado por você ou por sua empresa é denominado receita, uma vez que ele é recebido no fluxo de caixa. As receitas de vendas vêm da venda de bens e serviços, e as de aluguéis vêm do aluguel de bens e propriedades. As receitas são a forma pela qual os contadores se referem aos valores recebidos em transações nos negócios.

Outras pessoas estão lendo

Receita bruta

Para melhor entender o termo receita bruta, imagine que você possui uma loja de sapatos. Os clientes vêm até ela e compram sapatos todos os dias. O dinheiro recebido dos clientes é chamado de receita de vendas. Ao fechar o caixa no final do dia, o total recebido é chamado de receita bruta, porque representa tudo o que foi recebido.

Custo das mercadorias vendidas

Após depositar o dinheiro no banco, você contabilizará o lucro do dia. Primeiramente você deve saber quanto pagou para o fabricante dos sapatos vendidos. O preço de venda menos o custo resulta no markup. Desse valor, deve-se subtrair o que foi pago aos vendedores e o custo das propagandas e anúncios feitos para atrair os clientes. Em outras palavras, deve-se subtrair o custo das mercadorias vendidas da receita bruta.

Impostos

Nos Estados Unidos, os impostos vêm discriminados do preço do produtos, e são pagos pelo consumidor. No Brasil, os impostos também são pagos pelo consumidor, porém estão contidos no preço. O valor referente aos tributos deverá ser pago ao governo municipal, estadual ou federal, dependendo do tipo de produto e imposto que incide sobre ele. Há outros custos que deverão ser subtraídos da receita bruta. Após subtrair-se todos os custos, chegaremos à receita líquida; mas ela não representa o lucro.

Receita líquida

A receita líquida representa a quantia de dinheiro que sobrou para continuar com o negócio após ter pago todos os custos necessários para viabilizar a venda dos produtos. Isso inclui custos administrativos com seguros, aluguel, serviços públicos, bem como o custo do seu próprio tempo. Após subtraí-los, chega-se ao lucro.

Significado

Em termos simples, a razão pela qual o fluxo de valores que correm em seu negócio é dividido em receita bruta, receita líquida e lucro é para permitir a melhor visualização do valor sobre o qual incidem os impostos. É por esse motivo que o custo das mercadorias vendidas é deduzido da receita bruta, caso contrário os impostos seriam pagos em duplicidade. Esse valor é pago ao fornecedor e a responsabilidade fiscal é dele. Regras diferentes de impostos podem se aplicar para custos administrativos, e por isso eles são deduzidos da receita líquida. O que sobrar é o lucro, e sobre ele deve ser calculado o imposto de renda.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media