Mais
×

Receita de farinha de rosca

Atualizada February 21, 2017

Necessária em muitas receitas, a farinha de rosca pode engrossar, empanar ou rechear um prato. Se você fizer sua própria farinha ao invés de comprar, suas opções irão se limitar apenas ao tipo de pão disponível. Qualquer variedade de pão pode ser usada para se fazer farinha de rosca.

Aprenda a fazer farinha de rosca

Escolha um pão: amanhecido, desidratado ou fresco

O pão fresco cria uma farinha de rosca com flocos maiores, mas o pão desidratado (ou amanhecido) fazem uma farinha mais fina sem importar o método de preparo. Para uma farinha fresca, você precisa de pães frescos. Mas se você precisa de uma farinha fina e não tem pão amanhecido, faça o desidratado. Para isso, fatie o pão em pedaços de 2 cm. Coloque-os em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a uma temperatura de 120 °C. Desligue o forno imediatamente, mas deixe o pão lá dentro por dez minutos. Retire a assadeira do forno e deixe os pães esfriarem completamente antes de usar um dos métodos abaixo para fazer a farinha de rosca.

Pão de forma

Utilize liquidificador ou processador

Fatie o pão desidratado ou fresco em pedaços de 2 cm e coloque no processador ou no liquidificador. Tampe e utilize a função pulsar até alcançar a consistência desejada. Uma fatia de pão fresco faz, em média, meia xícara de farinha de rosca. Como o pão desidratado faz uma farinha mais fina, ele requer pelo menos quatro fatias para conseguir uma xícara.

Use o liquidificador

Utilize um ralador de queijo

Passe o pão desidratado ou amanhecido em um ralador grosso. Isso resultará em uma farinha com flocos maiores e em lascas. O pão fresco não serve para esse método. A farinha de rosca preparada dessa maneira é ótima para empanados com cascas mais finas.

Use um ralador

Use a farinha de rosca em receitas

A farinha de rosca pode ser usado em receitas de pudim de pão, carne assado, almôndega, frango frito e recheios. Para empanar, passe o alimento pela farinha e depois em ovo batido. Cubra novamente com farinha e frite em óleo aquecido a 180 °C até que fique dourado por fora e cozido por dentro. Outras receitas podem ser encontradas no primeiro link da seção de recursos.

Receita com farinha de rosca
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article