Receita de geleia de groselha

Escrito por willow sidhe | Traduzido por ana carolina prado almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Receita de geleia de groselha
As groselhas são ricas em pectina

As groselhas são frutos nascidos em pequenas e frondosas plantações. Elas são mais populares na Europa do que nos Estados Unidos, embora cresçam em ambientes silvestres em muitas partes do mundo. As groselhas são naturalmente ricas em pectina, tornando-as ideais para a criação de doces, geleias e conservas. Nenhuma pectina adicional é necessária para fazer a geleia groselha, o que resulta em menos complicações durante a preparação e o processamento.

Outras pessoas estão lendo

Ingredientes e ferramentas

Um quilo de groselhas frescas é necessário para fazer cerca de 2,5 litros de groselha. Os frutos podem ser cultivados em jardim, colhidos na natureza em algumas áreas ou encontrados em grandes mercados pecuários. Se encontrar algumas groselhas frescas, transformá-las em geleia é um método de conservação maravilhoso. Açúcar cristalizado, água, uma panela grande para processamento, pinças de metal e cinco frascos quentes de meio litro esterilizados com tampas limpas são necessários.

Preparação

Corte as partes superiores e inferiores das groselhas e lave-as com água corrente fria. Coloque as frutas em uma grande panela não reativa e adicione duas xícaras de água. Ferva em fogo médio alto e depois reduza para médio. Cozinhe as frutas por cerca de 15 a 20 minutos, ou até que estejam macias.

Adicione oito xícaras de açúcar cristalizado às groselhas e mexa constantemente até que ele esteja completamente dissolvido. Ligue o fogo alto e deixe a mistura ferver novamente. Ferva durante 5 a 10 minutos, ou até que o ponto de gelificação seja atingido. Para verificar o ponto de gelificação, pegue uma quantidade do líquido e coloque-o em um prato pequeno. Coloque o prato no freezer por dois ou três minutos e, em seguida, verifique. Se o líquido se transformou em gel, a geleia está pronta. Se ainda estiver mole, é necessário mais tempo de cozimento.

Processamento e armazenamento

Retire a panela do fogo e tire a espuma que se formou na superfície da mistura de groselha. Despeje o conteúdo em frascos esterilizados, deixando cerca de 6 mm de espaço na parte superior de cada um. Tampe com força e prepare um banho-maria. Coloque água suficiente cobrir cerca de 2,5 cm acima dos frascos em uma panela grande e ferva.

Abaixe cuidadosamente os frascos na água fervente com as pinças de metal. Permita-lhes processar na água por cerca de cinco minutos e, em seguida, remova-os com a pinça. Enrole os frascos de groselha em toalhas limpas para esfriar. À medida que a temperatura diminuir, as tampas estufarão, indicando que os frascos foram devidamente selados. Se o selo de qualquer um dos frascos falhar, ele deverá ser armazenado no frigorífico por até 90 dias. Rotule todos os frascos com o conteúdo e data. Armazene os frascos lacrados em um lugar fresco e escuro, como uma despensa ou porão, por até um ano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível