Receita de hidratante de manteiga de karité caseiro com conservantes naturais

Escrito por melissa mckean | Traduzido por ivy geromini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A manteiga de karité é produzida das castanhas das árvores de karité, que crescem na África. Ela é sólida, mas frequentemente é derretida e misturada a óleos essenciais para ser vendida como um produto para o cuidado da pele e cabelos. É benéfica para a pele porque, além de suas propriedades cicatrizantes e hidratantes, ela não entope os poros. É usada para reduzir rugas e estrias; também hidrata os folículos capilares e o couro cabeludo, melhorando o brilho e saúde dos fios.

Outras pessoas estão lendo

Validade

Apesar de suas muitas propriedades positivas, ela não possui uma vida útil muito longa. Muitas marcas usam conservantes artificiais, mas eles reduzem o poder cicatrizante e aspectos da própria manteiga. Para a versão caseira, evite-os. Existem opções naturais, no entanto, que podem ser acrescidas à sua receita para estender a validade do produto. A vitamina E e o óleo de alecrim são ambos preservantes naturais benéficos para a pele e com aroma agradável. A adição esses óleos aperfeiçoa a sua loção. Além disso, guarde seu hidrante em um quarto escuro ou armário, longe da luz solar direta. Não aqueça demais a manteiga ao derretê-la, e não a armazene por longos períodos quando a temperatura estiver mais alta.

Creme de manteiga de karité

Uma receita básica é um simples creme de manteiga de karité. Você deve comprar a manteiga bruta, que vem em um bloco ou em pequenos pedaços com a textura de um sabonete. Você pode adquiri-la pela internet ou em lojas de produtos para artesanato; 100 g custa cerca de R$ 11,00. Derreta-a em banho-maria. Mexa de vez em quando até derretê-la completamente. Quando estiver liquefeita, acrescente os óleos essenciais de sua escolha. Eles também podem ser adquiridos em lojas especializadas ou virtuais. É importante adicionar a vitamina E, alecrim ou ambos para conservar o produto. Misture bem e despeje em um pote hermético. Coloque a mistura no freezer até que se solidifique novamente.

Manteiga de karité batida

A manteiga batida é leve e fofa e um regalo para a pele. Mas é um pouco mais difícil de fazer que o creme. Derreta a manteiga como se estivesse fazendo o creme, aquecendo até que chegue a 80 ºC; use um termômetro culinário para medir. Quando alcançar a temperatura correta, transfira para uma tigela e acrescente vitamina E e óleo de jojoba, se quiser. Use um batedor elétrico para misturar a manteiga por cinco a sete minutos, e então coloque a tigela no refrigerador por cinco a dez minutos. Remova a manteiga do freezer; nesse ponto, ela deve estar liquefeita ainda, mas com uma camada endurecida na parte superior. Bata novamente por cinco a dez minutos. Repita o resfriamento e bata novamente a mistura até atingir o ponto de um chantili ou glacê. Acrescente os óleos essenciais de sua preferência e misture bem. Armazene a manteiga em pequenos recipientes herméticos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível