Receita para limpeza nasal

Escrito por karen ellen | Traduzido por clara lee
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Receita para limpeza nasal
A lavagem nasal melhora sintomas de rinite e sinusite (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Nada é mais irritante do que não conseguir respirar por causa de um nariz entupido. Sprays nasais de farmácia que dão um alívio imediato são úteis, mas podem deixá-lo viciado e ter um efeito devastador se você tentar interromper o uso. Sprays prescritos também são ótimos, mas podem ter efeitos colaterais e não ser práticos a longo prazo. Uma solução segura e fácil é fazer uma lavagem nasal caseira.

Outras pessoas estão lendo

Equipamento

Alguns itens estão disponíveis para a lavagem nasal, como o Neti Pot de cerâmica ou de plástico, seringas nasais com bulbo de borracha ou frascos com sistema de jato. Esses acessórios não são caros, custam entre R$ 20 e R$ 40 e podem já vir com uma solução de pó para a lavagem. Qualquer que seja o recipiente escolhido para realizar a lavagem, certifique-se de lavá-lo e secá-lo bem após o uso.

Receita

Comece com 230 ml de água morna. Se você estiver usando um Neti Pot ou um frasco com jato, você pode colocar a água diretamente neles. Você pode usar água filtrada, use água de torneira somente se for potável.

Misture na água ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ colher de chá de sal não iodado. Não use sal de mesa (que é iodado) e tente deixá-lo com os grãos bem finos para que dissolva rapidamente.

Mexa até que os sólidos estejam completamente dissolvidos. Se a solução for para uma criança, faça a metade da receita.

A lavagem

Incline-se sobre uma pia, ou dobre o corpo para a frente no chuveiro olhando para baixo, mantendo a testa um pouco mais alta do que o seu queixo. Insira o dispositivo em uma narina -- fundo o suficiente para que a solução não volte -- e comece a respirar pela boca, enquanto derrama suavemente a solução em seu nariz. Se você estiver usando uma seringa ou frasco com jato, não impulsione a solução com muita força fazendo com que chegue aos seus ouvidos. O Neti Pot utiliza a gravidade para conduzir o fluxo.

A solução deve sair pela outra narina e talvez você sinta um pouco dela descendo por sua garganta. Se isso ocorrer, tudo bem; não entre em pânico.

Remova o dispositivo e assoe o nariz para retirar o excesso de líquido. Não inale.

Repita essas etapas até que você tenha derramado metade da solução através da mesma narina, e em seguida, despeje o restante da solução através da outra narina usando os mesmo procedimentos.

Resultados

Se você fizer a lavagem nasal uma ou duas vezes ao dia, o alívio deve durar várias horas. Com a lavagem regular, você vai, por fim, perceber menos congestionamento nasal, espirros e sintomas de sinusite. Se estiver tomando medicamentos prescritos, o alívio pode ser suficiente para cortar ou interromper seu uso, dependendo da seriedade e da persistência do problema.

Cuidados

Não lave os seios nasais com água pura. Você terá uma sensação de queimação.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível