Receita de sabão de azeite

Escrito por ellen douglas | Traduzido por camila marques dos santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Receita de sabão de azeite
O sabão castelhano autêntico é um derivado de azeite desenvolvido em Castela (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

O sabão castelhano autêntico é um derivado de azeite desenvolvido em Castela, na Espanha, ele é considerado muito luxuoso pela maioria dos fabricantes e usuários. Uma barra de sabão de azeite é luxuosa, hidratante e contém altos teores de proteínas, vitaminas e minerais bons para a pele. Siga a receita para atingir a saponificação, aquele ponto mágico em que o ácido (neste caso, o azeite) neutraliza a base (soda cáustica).

Outras pessoas estão lendo

Ingredientes

Não compre uma garrafa de azeite extravirgem ainda mais cara, pois o azeite é bem mais caro que margarina e gordura animal. "Felizmente para o fabricante de sabão, o azeite mais barato tem as maiores vantagens no processo de saponificação" observa a autora Melinda Coss em “The Handmade Soap Book”.

Bons óleos paras serem usados com o azeite são: o óleo de palma (que ajudará produzir um sabão bem consistente e espumante) ou o óleo de coco (que fará um sabão cremoso). Para fazer um sabão castelhano autêntico, use ao menos três vezes mais azeite do que o óleo secundário. Por exemplo, uma receita para um lote de sabão de 1 kg poderia conter 750 g de azeite e 250 g de óleo de palma. Claro, você também pode simplesmente usar 1 kg de azeite puro.

Utilize água destilada para a maioria das receitas, embora encontre receitas de sabão de azeite e leite de cabra em que o leite substitui uma parte da água.

Claro, a soda cáustica não pode ser evitada na fabricação verdadeira de sabão. Manuseie esse pó extremamente cáustico com muito cuidado e use luvas, óculos de proteção, mangas longas e calças compridas. Cubra superfícies próximas com jornal. Evite respirar perto da vasilha quando estiver misturando ou adicionando a soda cáustica.

Finalmente, muitos óleos essenciais, ervas em pó, cera de abelha, corantes e óleos secundários (que podem ser adicionados nos últimos estágios) existem para seduzir os fabricantes de sabão. Faça seus primeiros sabões simples. Um perfume simples de pinho, alecrim ou uma fruta cítrica podem ser adicionados; cerca de duas colheres de café de óleo essencial para cada lote de 1 kg é um bom começo.

Equipamentos

As lojas de artesanato vendem todo tipo de moldes, desde os de madeira até os de plástico, mas talvez você prefira reciclar potes plásticos ou usar uma caixa de papel de seda. Praticamente qualquer coisa pode ser usada como molde de sabão.

Você precisará de uma panela grande esmaltada ou de aço inoxidável, pois os outros utensílios da cozinha serão danificados pela soda cáustica. Outros equipamentos necessários são: um vidro resistente ao calor ou um medidor plástico, colher medidora, balança de alimentos, spray antiaderente, espátulas plásticas, dois termômetro de vidro, óculos de proteção, luvas de borracha, faca afiada, hidróxido de sódio (soda cáustica), azeite de oliva, água destilada, qualquer tipo de óleo, óleos essenciais e aditivos que planeja usar.

Técnicas

Encontre uma boa receita de sabão ou estude um gráfico de saponificação online (veja a seção referências). O sabão não surgirá com uma quantidade de ingredientes improvisados. Para que a saponificação ocorra, tudo deve estar precisamente balanceado.

Na balança de alimentos, pese o azeite de oliva e os óleos adicionais ou cera ralada. Derrame os óleos no panela e cozinhe no fogo baixo até que o termômetro chegue a 55º C; desligue o fogo. Em uma tigela resistente, pese a quantidade requerida de soda cáustica e adicione água destilada (sempre coloque soda cáustica na água; nunca derrame água na soda cáustica). Espere até que haja uma reação química em 55 º C.

Quando ambas as misturas atingirem a temperatura ideal, derrame a água com soda cáustica na mistura de óleos e mecha até que forme uma camada na superfície do sabão. Os fabricantes de sabão chamam este estágio crucial de "rastro".

Após o rastro, misture os olhos essenciais, ervas em pó, corantes e derrame dentro dos moldes. Cubra com uma toalha velha e deixe descansar por 24 h. Tire o sabão de dentro dos moldes; se estiver usando um molde grande, corte o sabão em barras. Cubra novamente com cobertores e deixe envelhecer por ao menos um mês.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível