Receitas caseiras para limpar mármore e granito

Escrito por david pepper | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Receitas caseiras para limpar mármore e granito
Para limpar fachadas de granito, por exemplo, é necessário tomar certos cuidados (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Granito e mármore são belos materiais de construção, mas para limpá-los é preciso tomar certos cuidados. Embora existam vários produtos comerciais disponíveis para se limpar essas pedras, pode-se substitui-los por receitas caseiras simples, que levam produtos facilmente encontrados. As diversas estruturas feitas com essas pedras -- bancadas internas e pavimento de calçadas, por exemplo -- podem requerer a utilização de técnicas e receitas respectivamente apropriadas.

Outras pessoas estão lendo

Receitas para limpar bancadas de granito

As superfícies de granito não são apenas belas, mas também rígidas, duráveis e resistentes ao calor. É possível limpá-las ao esfregar regularmente um pano macio e úmido. Evite utilizar abrasivos, pois eles podem provocar arranhões em superfícies polidas. Procure também não utilizar substâncias químicas fortes de elevada acidez ou alcalinidade, pois elas poderão causar perfurações.

Use uma solução de amônia para remover manchas e utilize meia xícara de bicarbonato de sódio e 4 xícaras de água para polir granito inacabado. Uma pasta de bicarbonato de sódio e álcool poderá ser também utilizada para remover manchas de gordura; misture os ingredientes e deixe a pasta agir, durante a noite, sobre a mancha e repita o procedimento quando necessário.

Receitas para a limpeza de pisos de mármore

Os pisos de mármore são lindos, mas podem acumular o óleo e a gordura dos sapatos. Areia e detritos também poderão desgastar essas superfícies: olhe por exemplo os degraus das escadas de construções antigas para ver como o efeito pode se acumular ao longo dos anos.

Mantenha limpos os pisos de mármore passando sobre eles aspiradores de pó e removendo imediatamente os líquidos derramados. Passe esfregões apenas com água morna e seque bem a superfície para evitar manchas. Jamais use vinagre, pois ele irá danificá-la e use um cataplasma para absorver as manchas.

Para remover manchas de óleo, absorva o máximo possível do líquido com amido de milho e cubra a área com uma pasta de bicarbonato de sódio com acetona ou álcool. Deixe secar e aplique novamente. Manchas de chá e café podem ser removidas com uma solução diluída de peróxido de hidrogênio.

Receitas para limpar calçadas

Pode-se empregar lavadoras de alta pressão para limpar calçadas de granito ou mármore e adornos arquitetônicos. Prepare a área a ser lavada removendo gramas e vegetais que crescerem entre as frestas e preencha quaisquer aberturas para evitar a entrada de água. Coloque a lavadora em baixa potência, comece lavando as partes mais altas e vá prosseguindo para as mais baixas. Um detergente suave pode ser misturado à água para lavar o granito. O mármore, por sua vez, é mais frágil e absorvente e, portanto, não deve ser limpado com água com aditivos. Use um detergente comercial ou faça um por conta própria ao combinar meia xícara de detergente para louças em pó com 3,5 litros de água. Se for limpar granito, adicione também meia xícara de água sanitária. Não use água a temperaturas maiores que 90º C e enxágue os resíduos de detergente com água limpa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível