Mais
×

Receitas caseiras para limpar rodas de alumínio

Atualizado em 23 março, 2017

O alumínio foi descoberto em 1827, e nos seus primórdios era uma nova opção pouco utilizada, pois era mais raro do que o ouro e a prata. Seu uso no início do século 20 era limitado principalmente a aeronaves militares e mobiliário Art Deco, de acordo com um relatório da Universidade do estado de Montana. Hoje, temos rodas e cadeiras de jardim de alumínio e produtos caseiros para a limpeza desse material.

As rodas de alumínio demandam limpezas periódicas (sports car rim image by Lario Tus from Fotolia.com)

Detergente de lavar louça e bicarbonato de sódio

Nas rodas de alumínio acumulam-se a poeira da estrada, graxa e piche, exigindo um desengordurante e um limpador. O detergente de lavar louça, que muitas vezes também é usado na limpeza de animais após um derramamento de petróleo, pode ser usado para desengordurar as rodas do seu carro. Misture o detergente com uma parte igual de água e limpe as rodas. Polvilhe o bicarbonato de sódio no lado áspero de uma esponja úmida ou de uma escovinha e passe em torno das rodas várias vezes. O bicarbonato de sódio é um pouco abrasivo e, em combinação com a esponja, limpará a sujeira das rodas. Enxague bem com água limpa.

Cremor de tártaro

Bitartarato de potássio, ou creme de tártaro, é um produto de cozinha relativamente caro, mas não há nada melhor para limpar alumínio. Se seu problema forem manchas escuras que não saem com o detergente e bicarbonato de sódio, faça uma pasta de cremor de tártaro e esfregue com uma escova dura. Enxague com água limpa.

Suco de limão e refrigerante

O site Consumer Reports sugere o uso de suco de limão e refrigerante para limpar o alumínio. O suco de limão sozinho consegue remover as manchas, mas o refrigerante fornece um elemento abrasivo. Use uma escova macia ou um pincel duro para remover manchas difíceis e enxague com água limpa.

Refrigerantes de cola

A Coca-Cola é um ácido que limpa metais e ferrugem com uma certa eficiência. O site Metal Web explica que a cola é um ácido fosfórico que realmente penetra no metal. Ela também é usada para limpar a ferrugem do cromo. Enxague com água limpa para evitar a formação de uma substância pegajosa que atrairá a sujeira.

Lubrificante

As partículas de piche e substâncias pegajosas se soltam com um óleo lubrificante. Passe o óleo no pneu e esfregue com uma escova dura. Lave com uma mangueira de jardim para remover o lubrificante da roda, do pneu e da pista, já que o produto pode deixá-la escorregadia.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article