Mais
×

Receitas caseiras para manchas e despigmentação

Atualizado em 17 abril, 2017

As manchas e a despigmentação da pele não aparecem por causa da idade, mas por exposição prolongada ao sol. Também conhecidas como lentigo, podem ser removidas por um dermatologista de forma cirúrgica, por microdermoabrasão e peelings químicos, mas, para um tratamento mais suave e barato, experimente estas receitas caseiras.

A exposição prolongada ao sol causa manchas na pele (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Suco de limão

Esse remédio caseiro realmente funciona de acordo com Jerome A. Litt, professor clínico assistente de dermatologia na Case Western Reserve University School of Medicine. É possível usar o suco de limão para fazer uma receita caseira que atenue manchas de sol e despigmentações. O limão possui ácidos que facilitam a esfoliação. Esse ácido é suave, mas forte o suficiente para remover a camada dérmica superior. Com o tempo, normalmente de duas a oito semanas, as manchas e as áreas despigmentadas desaparecerão. Aplique suco de limão fresco com um pouco de algodão na área afetada duas vezes ao dia.

O limão é um aliado contra manchas de pele (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cebola roxa

O Dr. Litt também recomenda usar cebolas roxas como receita caseira para manchas de sol e áreas despigmentadas. Elas também contém ácidos que facilitam a esfoliação. O limão tem um cheiro melhor, mas algumas pessoas sentem a pele irritada. Se a pele for intolerante ao suco de limão, use o suco de cebola, seguindo as instruções acima. Para fazer o suco, bata a cebola no liquidificador. Não use cebolas brancas ou amarelas para essa receita.

A cebola roxa ajuda a atenuar manchas e áreas com despigmentação (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Óleo de rícino

As manchas de sol e as áreas de despigmentação são comumente acompanhadas por uma mudança na textura da pele. Ela se torna mais áspera e um pouco mais alta também. Experimente o óleo de rícino como receita caseira para tratá-las. Aplique o óleo duas vezes ao dia, esfregando um pouco com algodão. Para um tratamento mais intensivo, fixe o pedaço de algodão na área com um esparadrapo e deixe o óleo agir durante a noite.

O óleo de rícino também ajuda no combate às manchas da pele (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Ácido lático

O ácido lático é uma substância produzida pelo corpo durante o processo metabólico. Ele também é encontrado em produtos como o leitelho. O ácido lático é usado em alguns cremes vendidos em farmácias feitos para tratar manchas de sol e despigmentação da pele e pode ser usado como receita caseira. De acordo com Michael Ramsey, instrutor clínico de dermatologia do Baylor College, o ácido lático facilita o clareamento de manchas e áreas de despigmentação. Isso não se deve a um efeito descolorante, mas sim por seu poder esfoliante na pele. Depois de lavar o rosto, borrife leitelho sobre a pele, deixe agir por 20 a 30 segundos e enxágue. O processo pode ser feito diversas vezes na semana.

O ácido lático é outra arma poderosa contra as manchas do sol (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article