Receitas de cimento para moldes

Escrito por bonnie singleton | Traduzido por fatima mesquita
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Receitas de cimento para moldes
Concreto moldado. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Cimento em pó misturado com areia, brita e água forma um concreto durável que pode ser despejado dentro de moldes. Com a receita certa, você pode criar uma variedade de pedras e pisos, estátuas para o jardim e outros itens que agregarão valor e personalidade à sua casa.

Outras pessoas estão lendo

Considerações sobre segurança

Trabalhar com concreto tem alguns potenciais problemas. Portanto, por segurança, vista roupas que você não se importe de sujar e use luvas à prova de água (mexer com objetos de concreto que estão curados o bastante para serem retirados do molde, mas que ainda estão úmidos, pode causar queimaduras). Também é uma boa ideia usar uma máscara para partículas finas e óculos de segurança. Se estiver trabalhando em ambiente fechado, organize uma ventilação adequada.

Moldes de concreto

A receita básica para concreto a ser moldado pode ser feita com ou sem brita, dependendo do visual desejado -- liso ou texturizado. Independentemente disso, misture bem os ingredientes secos (cimento e areia) e adicione água até que a mistura fica parecida com a de uma massa de bolo. Comece com um pouco menos de água e misture bem. Acrescente, aos poucos, um pouco mais de água a cada vez. Você pode usar um balde de 1 litro para medir e despejar a massa no molde.

Variações interessantes na receita básica do cimento dão mais textura e um visual diferente à peça final. A primeira opção usa perlita, que é uma rocha vulcânica envidraçada muito leve e que dá uma aparência mais antiga e marcada ao concreto. A segunda é uma técnica de pedra falsa conhecida como hipertufa, que adiciona turfa à mistura para um visual semelhante a uma massa de biscoito esfarelada, e que deve ser pressionada dentro do molde em vez de apenas despejada. Ao usar a hiperturfa em itens decorativos, preencha o molde todo com a massa. Mas se estiver fazendo tijolos que terão que aguentar o peso de uma pessoa, será preciso reforçá-los usando apenas 1 cm de hiperturfa na base e enchendo o restante com concreto normal.

Dicas

Misturas diferentes terão tempos de secagem diferentes, dependendo da temperatura e da porcentagem de cimento utilizada. Quanto mais cimento, mais rápido o concreto seca. Para moldes resistentes e duradouros, prefira uma cura lenta, fria e úmida.

Bolhas de ar podem acabar com a peça final. Para prevenir isso, vá devagar com a mistura, aplicando o agente liberador em uma camada fina, usando a areia e a brita para conseguir um formato uniforme e balançando ou martelando de leve o molde de concreto molhado para que as bolhas de ar e água possam subir à superfície.

Os moldes precisam receber uma camada fina de um agente liberador para que possam soltar bem a peça. Você pode usar vaselina, motor de óleo novo, spray de cozinha, óleo vegetal ou mineral, uma mistura com 50% de óleo mineral e 50% de óleo de milho, ou WD-40. Este material não prejudica o projeto e desaparecerá naturalmente após algumas semanas ao ar livre.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível