Receitas de óleos essenciais no combate à artrite

Escrito por valery elias | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Receitas de óleos essenciais no combate à artrite
Aprenda como aliviar as dores da artrite (Visage/Stockbyte/Getty Images)

A artrite afeta muitas pessoas que sofrem de dores recorrentes da osteoartrite, artrite reumatoide e gota. Se a artrite está localizada em uma parte do corpo, óleos de massagem à base de essências, compressas e banhos localizados nas mãos e pés podem ser usados como tratamento. Se a artrite está afetando diversas juntas ou áreas maiores do corpo, a melhor opção é um banho aromático para aliviar os sintomas.

Outras pessoas estão lendo

Massagem

A massagem é um tratamento eficiente e relaxante na hora de tratar a artrite. Combine diversos óleos essenciais para criar uma mistura poderosa para aliviar a dor. Vários destes óleos essenciais usados contra a artrite possuem propriedades antiinflamatórias e também funcionam como analgésicos.

Para uma aplilcação localizada de óleo de massagem, tente misturar mais ou menos 14 gotas de essência de lavanda com 10 gotas de essência de alecrim e 8 de menta. Misture com algum tipo de óleo básico que vai carregar esta mistura, como óleo de amêndoa doce ou até mesmo óleo vegetal comum. Use mais ou menos duas colheres de sobremesa de óleo. Coloque estes óleos em uma garrafa de vidro escuro e feche-a. Agite bem, para misturar todos os ingredientes. Você pode usar na massagem cerca de uma colher de chá deste óleo na área afetada duas ou três vezes ao dia para aliviar a dor.

Compressas

Também é possível aliviar bastante a dor causada pela artrite localizada através do uso de uma compressa gelada. A baixa temperatura da compressa ajuda a aliviar a inflamação e possui propriedades analgésicas, quando usada com alguns óleos de essência. Estes óleos na compressa penetram na pele e trazem a sensação de alívio.

Para aliviar a dor e o inchaço da artrite, você pode colocar uma xícara de água fria em uma tigela. Adicione três gotas de essências de camomila e hissopo. Duas gotas de óleo de essência de cipreste também podem entrar na mistura. Misture os óleos essenciais na água. Use uma flanela ou pano de lavar e sature completamente com a água gelada. Torça o pano e coloque-o sobre a área afetada até ele não estar mais frio. Substitua por um pano fresco. Tente deixar a compressa no local afetado por pelo menos 15 a 20 minutos para melhores resultados. Eleve a junta afetada para melhorar a circulação. Você pode repetir este processo duas a três vezes por dia para aliviar a dor.

Banhos aromáticos

Banhos aromáticos podem ser usados para tratar uma pequena área do corpo como as mãos ou os pés, ou para seu corpo inteiro, dependendo de seu estado. A temperatura quente da água do banho ajuda no relaxamento dos músculos e aumentará a circulação. Adicione sais de Epsom a qualquer banho para ajudar na desintoxicação do corpo e no alívio da tensão muscular. Para um banho de óleo de essências aromáticas, você pode combinar mais ou menos quatro gotas de essência de zimbro e duas gotas de óleos de essência de lavanda, cipreste ou alecrim. Misture os ingredientes em um banho quente e deixe enxaguar por pelo menos 20 a 30 minutos.

Além de usar óleos de essência para a dor decorrente da artrite, tente fazer alguns exercícios suaves sem carregar peso, como natação ou ioga. Isto ajudará a manter a flexibilidade das juntas.

Consulte seu médico se você continuar com dores da artrite; pode ser que você precise de algum tratamento mais convencional

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível