Como uma recepcionista de restaurante deve lidar com uma longa fila espera

Escrito por contributing writer | Traduzido por paula soares
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Como uma recepcionista de restaurante deve lidar com uma longa fila espera
Cuidar dos clientes na entrada quando o restaurante está cheio e há fila de espera é fundamental (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Ser uma recepcionista em um restaurante é um trabalho muito importante que não recebe tanto crédito quanto deveria. Cuidar dos clientes na entrada quando o restaurante está cheio e há fila de espera é fundamental para que eles vão embora com uma boa opinião sobre o restaurante.

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Moderado

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Instruções

  1. 1

    Quando alguém entrar, certifique-se de sempre dar toda a sua atenção e sorrir. Cumprimente-os com um simpático "Olá" para que eles se sintam bem-vindos.

  2. 2

    Pergunte quantas pessoas jantarão no restaurante e se há crianças pequenas que necessitam de uma cadeira especial. Anote estas informações na lista de espera.

  3. 3

    Pergunte o nome do cliente e o coloque na lista de espera. Sinta-se livre para fazer uma breve nota ao lado do nome para que você possa se lembrar do seu rosto facilmente quando a vez dele chegar.

  4. 4

    Pergunte se o cliente tem preferência por uma mesa de fumantes e anote isso na lista de espera. Muitos restaurantes têm mesas do lado de fora que permitem fumar, por isso é importante garantir que as pessoas recebam uma mesa na área em que se sentirão mais confortáveis. Diga ao cliente qual o tempo de espera estimado e não se esqueça de dar uma estimativa realista, ou então você estará se preparando para enfrentar clientes insatisfeitos mais tarde.

  5. 5

    Forneça um tempo de espera estimado. Depois que isso for feito e os clientes forem adicionados à lista de espera, ofereça os cardápios para que quando estiverem na mesa eles possam se decidir muito mais rápido. Caso seu restaurante tenha essa opção, dê jogos de colorir às crianças para mantê-las entretidas.

  6. 6

    Ajude os outros. Se houver mais de uma recepcionista, certifique-se de ajudar os garçons com a limpeza das mesas e reposição talheres, diminuindo a espera pela mesa. Isso também mostrará aos clientes que você está fazendo tudo que pode para acomodá-los o mais rápido possível.

  7. 7

    Seja paciente. Se os clientes não estiverem satisfeitos com a demora e reclamarem com você, lembre-se sempre de ser o mais gentil e paciente possível. Os clientes vêm ao restaurante para ter uma noite agradável fora de suas casas, então tente evitar que eles se estressem.

Dicas & Advertências

  • Não perca muito tempo falando com os garçons e brincando. Se os clientes notarem esse comportamento, podem sentir-se frustrados e pensar que estão sendo colocados em segundo plano.

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