on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como o rechaud funciona?

Atualizado em 17 abril, 2017
O rechaud é um dos muitos instrumentos de cozinha (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

O que é um rechaud?

O rechaud foi projetado para servir duas funções: suavemente cozinhar comidas delicadas e manter a comida quente por bastante tempo sem cozinhar demais. Os primeiros utensílios desse tipo eram funcionavam de maneira parecida com grelhas de churrasco, com furos feitos na superfície da bandeja para ajudar no cozimento. Hoje em dia, porém, o rechaud é feito em todos os tamanhos, formatos e tipos.

Loading...

Tipos de rechaud

O rechaud pode ser feito de diversos materiais, inclusive cerâmica, argila, aço inoxidável e outros metais. A matéria mais comum é o aço inoxidável ou o alumínio, sendo utilizados por restaurantes ou serviços de bufê para manter comidas quentes. As versões domésticas do rechaud vão de pequenas panelas, como o aparelho para fondue até uma grande frigideira que pode ser usada para manter a carne quente durante mais tempo. Por causa de seu tamanho e poucas aplicações domésticas, o rechaud normalmente é alugado para se usar em casa ao invés de comprado.

Como o rechaud funciona

Independente de qual tipo de rechaud é usado, há duas maneiras mais comuns de aquecê-lo. A primeira é através do calor direto. Um pequeno tanque com gás de cozinha é aceso e colocado sob a bandeja, oferecendo uma fonte de calor no fundo do instrumento. O calor é, então, transferido através do metal ou cerâmica para os alimentos.

Para comidas mais susceptíveis a cozinhar demais, como o peixe, é usado um banho-maria. O rechaud é colocado em um recipiente com água e então coloca-se o tanque de gás embaixo. O calor das chamas aquece a água, que aquece o rechaud, mantendo a comida morna, mesmo com baixa temperatura ambiente.

Loading...
Loading ...
Loading ...