Como fazer um recibo

Escrito por sara gilmore | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um recibo
Preparação de um recibo ou nota fiscal (fattura 5 image by Rido from Fotolia.com)

Os consumidores exigem recibo até em transações informais. Talvez você não tenha uma caixa registradora para imprimir um recibo mas, ainda assim, precisa emitir uma nota fiscal. Ela permite que o consumidor comprove o pagamento do item comprado. Os recibos, também, podem ser úteis para os seus registros. Você pode exigir a apresentação de um recibo, antes de realizar uma troca. Com ele, você consegue saber se o item foi comprado em sua loja. Você precisará emitir recibos para as vendas realizadas online. Você pode fazer, manualmente, os recibos, mandar uma cópia digital ou imprimí-los.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Crie um cabeçalho. A 1ª linha de seu recibo deve conter seu nome ou o nome de sua empresa. Em seguida, coloque o endereço e o número de telefone. Estas informações permitem que os clientes entrem em contato, em caso de dúvidas. Você, também, pode incluir o horário de funcionamento ou o endereço eletrônico de sua empresa, assim, seus clientes podem encontrar sua loja, novamente. Coloque a data e a hora da transação.

  2. 2

    Liste os itens vendidos. Um recibo é uma referência para você e seus clientes. Inclua uma pequena descrição do item, para que se lembrem do produto comprado. Você, também, pode anotar o ISBN (International Standard Book Number - Número Internacional Normalizado de Livros ) ou, qualquer código que seu produto tenha. O preço, normalmente, é anotado no lado direito do recibo.

  3. 3

    Anote os detalhes específicos da transação. Se estiver emitindo um recibo online, inclua o nome e endereço do comprador logo abaixo do cabeçalho. Você também pode adicionar a quantidade de itens comprados.

  4. 4

    Inclua os impostos sobre vendas. Na internet, você encontra uma lista dos impostos para sua região. Alguns estados cobram porcentagens diferentes pela venda de alimentos ou, permitem a isenção de impostos para determinados artigos. Para uma consulta rápida da taxa de impostos sobre vendas, observe o recibo que quando compra um artigo em sua região.

  5. 5

    Informe o total da venda. Adicione os impostos sobre venda e o custo do artigo no mesmo campo. Confira 2 vezes o resultado com a ajuda de uma calculadora. Dê um espaço e coloque a quantia total da compra.

  6. 6

    Entre na era digital. Utilize um carrinho de compras em seu website. Quando seu cliente paga suas compras através do site de transações PayPal, ele recebe imediatamente um recibo, mesmo não sendo registrado no site. Este procedimento permite que você poupe tempo e trabalho, em especial, se seus negócios estiverem crescendo além do esperado.

  7. 7

    Utilize a suite de aplicativos Microsoft Office. Com ele você cria, facilmente, um recibo profissional. Faça o download gratuíto de um modelo no site da Microsoft. Verifique se você está fazendo o download de um modelo para Word e, não para Excel. Depois, insira seu cabeçalho, produtos, impostos sobre venda e o valor total. Você pode salvar o modelo e alterá-lo, sempre que emitir um novo recibo. Imprima uma cópia do recibo e arquive. Você poderá enviar um arquivo digital para seu cliente ou uma cópia física.

Dicas & Advertências

  • Dê um toque pessoal a seus negócios, escrevendo um agradecimento no final do recibo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível